Após intensa articulação política da Fenajufe, a ministra presidenta do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Rosa Weber, se reuniu com a diretoria executiva nesta terça-feira (08/8).
No encontro, a ministra recebeu das mãos da coordenadora da federação e diretora do Sisejufe Lucena Pacheco, a pauta de reivindicações da categoria com 12 pontos que necessitam de encaminhamentos e que são “caros” para a categoria.
Participaram, além de Lucena, as coordenadoras Sandra Dias, Denise Carneiro, Márcia Pissurno, Juscileide Rondon e Paula Meniconi e os coordenadores Manoel Gérson, Jaílson Lage, Fábio Saboia, Fabrício Loguércio e Paulo José.
Rosa Weber ouviu todas as questões e se comprometeu a entregar a pauta para o diretor-geral da Suprema corte Miguel Piazzi fazer uma análise técnica a fim de considerar o que pode ser encaminhado, ainda na sua gestão.
Foram apresentados como itens de maior urgência:
- Antecipação da parcela de recomposição da Salarial;
- Reenquadramento dos auxiliares;
- Aprovação do piso de 8% para o auxílio saúde, bem como a orientação para implementação da resolução 500 CNJ, referente a ampliação do teto;
- Uniformização e reajuste dos auxílios (alimentação e assistência pré-escolar); e
- Representatividade de servidores e servidoras nas sessões do Conselho Nacional de Justiça (Assento).
A ministra foi bastante sensível ao que foi apresentado e afirmou que “o Judiciário é o Poder reconhecido da forma como é por causa do papel das servidoras e servidores”. Segundo ela, a Federação tem papel muito importante para a construção de uma sociedade melhor, além de ser a legítima representante na defesa e reivindicação dos direitos da categoria.
A agenda da Fenajufe com Rosa Weber foi noticiada no site do CNJ. (Leia AQUI)
Mobilizações mantidas
Na avaliação geral dos dirigentes, a reunião foi bastante proveitosa. Ainda assim, reforçaram que a categoria deve manter as mobilizações principalmente nesta semana, quando se esgota o prazo para os órgãos do Judiciário enviarem as propostas ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) para inclusão no Projeto de Lei Orçamentário Anual de 2024 (PLOA 2024).
Nesse sentido, a participação nos atos programados para ocorrer nesta quarta (9/8) e na quinta-feira (10/8) é de extrema importância. Atenderam o chamamento da Federação para participação nas mobilizações os seguintes sindicatos, além do Sisejufe:
Sitraam, Sindjufe/BA, Sinpojufes/ES , Sindijufe/MT,sindjufeMS, SintrajufPE, Sintrajurn , Sintrajufe/RS Sintrajud/SP,Sitraemg/MG,Sintrajufe/CE / Sindissétima/CE, SindjufPAAP, integrantes da Comissão Pro-Fenajufe-DF e Fenajufe.
Programação
9/8 – 9h – atividade no Congresso Nacional
15h – Ato em frente ao STF
10/8 – 9h – atividade no Congresso Nacional
15h – atividade no STF
A campanha de mobilização pela antecipação do pagamento da parcela da recomposição salarial das servidoras e servidores do PJU e do MPU foi lançada no início do mês de julho após a Federação apresentar requerimento do pleito tanto ao STF quanto à PGR.
Confira a pauta preliminar de reivindicações dos servidores e servidoras do PJU entregue a Ministra Rosa Weber: