O reajuste dos auxílios alimentação e pré-escolar, informados pelos órgãos do Poder Judiciário, em 2022, estão assegurados no orçamento 2023 aprovado pelo Congresso Nacional.
A expectativa de todos – servidores e sindicatos – era de que até o dia 13 de janeiro fosse publicada a portaria conjunta do Poder Judiciário confirmando o aumento. Porém, já estamos quase finalizando o mês de janeiro e até agora o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) não publicou a portaria, afetando diretamente os benefícios da categoria em todo o país.
Em julho de 2022, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) anunciou a aprovação do reajuste, que então passaria a valer em 2023. Pela previsão feita pelo CSJT, em julho, os valores do auxílio-alimentação e da assistência pré-escolar teriam aumento de 32,27%. Dessa forma, os benefícios passariam a ser de R$ 1.203,76 (o auxílio-alimentação) e de R$ 951,84 (o auxílio-creche).
O Sisejufe se posiciona veementemente crítico em relação a essa demora do CNJ em publicar a portaria e reafirma que seguirá atento e firme na cobrança para que isso aconteça logo.
A atualização dos valores desses referidos benefícios é uma reivindicação do Sisejufe, da Fenajufe e dos demais sindicatos de base da categoria. Seguiremos firmes na luta, cobrando nossos direitos e esperando para que ele, de fato, se concretize.
CNJ, deixe de demora e publique logo essa portaria!