O Conselho Deliberativo de Entidades foi criado no 11º Congrejufe, que aconteceu entre os dias 27 de abril e 01 de maio, em Goiás. Agora, na próxima sexta-feira, dia 09/12, às 9h, acontecerá a primeira reunião do Conselho, que será realizada em formato híbrido. A data escolhida foi para marcar a celebração pelos 30 anos da Fenajufe (completados no dia 08/12).
O CDE é o órgão deliberativo da FENAJUFE, inferior à Plenária Nacional e ao Congresso da Fenajufe. Ele é composto por todos os membros da Diretoria da Fenajufe e também por representantes fixos (titular e suplente) de cada Entidade Filiada à Fenajufe, eleitos dentre os membros das respectivas Diretorias. Por isso, sua criação, claro, é de suma importância pois aumenta a representatividade dos sindicatos filiados, promovendo assim uma participação mais ampla e democrática de todas as entidades.
Pelo Sisejufe, os diretores Ricardo Soares e Andréa Capellão são os membros participantes do CDE e estarão em Brasília para a primeira reunião do Conselho. Eles comentaram sobre a responsabilidade de integrar o CDE:
“Integrar o Conselho Deliberativo de Entidades de nossa Federação significa lutarmos por ainda mais democracia nas decisões relevantes de nossa categoria em nível nacional. Significa que cada sindicato terá ainda mais voz e vez nas questões de nossa categoria. Desta forma, estaremos construindo uma Fenajufe cada vez mais forte, participativa e antenada com a carreira dos servidores e servidoras do PJU e MPU”, afirmou Ricardo Soares, coordenador do Departamento de Acessibilidade e Inclusão do Sisejufe e representante do sindicato no CDE.
Capellão comentou: “Estou muito honrada por ter sido escolhida, junto com o companheiro Ricardo Soares, para representar o Sisejufe no Conselho Deliberativo da Fenajufe. Vamos honrar o mandato e lutar para resgatar os direitos e a honra da categoria. Os últimos anos foram especialmente difíceis para os servidores do PJU”, disse a dirigente, ccordenadora do Departamendo de Saúde do sindicato do Rio.
Para acompanhar a reunião, basta acessar o link sisejufe.org.br/aovivo no horário marcado.
A seguir, veja a programação completa da primeira reunião do CDE:
9h – Abertura – Informes da Fenajufe e Caracterização estatutária do CDE e seu funcionamento (fala de abertura para saudação, informe da Fenajufe e apresentação das regras estatutárias e funcionamento do CDE)
Lucena Pacheco Martins
Sandra Cristina Dias
Fabiano dos Santos
9h30 – Painel – Organização Sindical
Rosana Fernandes– Secretária Adjunta de Combate ao Racismo da CUT (Central Única dos Trabalhadores)
João Paulo Ribeiro – Secretário dos Serviços Públicos e dos Trabalhadores Públicos da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)
Rivania Moura – Presidenta do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior)
10h30 – Debate – 6 inscrições com paridade de gênero para perguntas ou intervenções
11h – Considerações dos palestrantes
12h – Intervalo para assistir o jogo da Copa do Mundo (Brasil X Croácia)
15h ou após o jogo – apresentação da composição do Conselho Deliberativo de Entidades e encaminhamento acerca das sugestões de pauta (enviadas antecipadamente) para a próxima reunião do CDE prevista para o dia 18/3 em formato hibrido, preferencialmente presencial. (Sindicatos serão chamados por ordem alfabética do Estado, para se apresentarem com tempo de fala de 1 min por titular e por suplente)
19h – Ato em comemoração aos 30 anos da Fenajufe, seguido de um coquetel. Convidados: Centrais Sindicais (CUT, CSP-Conlutas, CTB e Pública)Fenamp, Fenajud, Sindmpu, Assejus, Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, Fonasefe, Coordenadora do Conesul (AFJU e FJA), um representante de cada sindicato filiado, Deputados(as) (Érika Kokay, Celina Leão) Senadores(as) (Izalci e Paulo Rocha), Amarildo Vieira, Presidentes e DG dos Tribunais e Conselhos Superiores, Assessorias (Queiroz Assessoria, Cezar Britto Advogados, Vera Miranda, Alexandre Marques e Luiz Alberto dos Santos), Conselho Fiscal da Fenajufe, Coordenadora do Conesul (FJA e AFJU).