A convite, a Fenajufe participou da solenidade de posse do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento aconteceu na noite de terça-feira (16/08) e reuniu autoridades diversas, ministros, ex-presidentes e representantes de entidades.
O ministro assumiu o cargo neste momento em que a justiça e o processo eleitoral passam por ataques quanto à integridade e confiabilidade do processo eletrônico. Em discurso firme, Alexandre de Moraes defendeu a justiça e a democracia do País.
A coordenadora geral da Fenajufe e diretora do Sisejufe, Lucena Pacheco representou a Fenajufe e considerou o discurso do novo presidente justo, necessário e arrebatador. “Destaco a importância da defesa da justiça eleitoral na condução das eleições e na garantia da democracia através do voto na urna eletrônica. “Na Fenajufe e nos sindicatos de nossa base estamos fazendo campanha em defesa das eleições livres e da urna eletrônica. Os servidores da Justiça Eleitoral merecem que o TSE lute por eles e pela valorização do quadro, através da garantia da recomposição salarial, e de sua segurança durante, principalmente, este processo eleitoral”, diz a dirigente.
O presidente recém empossado, ressaltou que a “vocação pela democracia e a coragem de combater aqueles que são contrários aos ideais constitucionais e aos valores republicanos de respeito à soberania popular permanecem nessa Justiça Eleitoral e nesse TSE, que continuamente vem se aperfeiçoando, principalmente com a implementação e a melhoria das urnas eletrônicas”.
Entre suas abordagens, Alexandre de Moraes enfatizou as dimensões da democracia brasileira “a quarta maior do planeta”. O presidente reafirmou a eficiência da Justiça Eleitoral, por fazer do Brasil o “único em que as eleições ocorrem simultaneamente em todo o território, tendo o resultado proclamado no mesmo dia da votação”.
A Fenajufe tem atuado de forma intensiva no combate à desinformação, fake news e demais tentativas de descredibilizar a justiça guardiã da democracia, seus servidores e todos os envolvidos no processo eleitoral.
No Encontro Nacional de Servidoras e Servidores da Justiça Eleitoral (ENEJE) promovido pela Federação no mês de julho, os participantes aprovaram um documento em que pedem segurança nas eleições gerais e respeito com o direito do exercício da cidadania de todas e de todos.