Oficiais de justiça de diversas regiões do país estiveram, na última sexta-feira (25), na frente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Supremo Tribunal Federal (STF) para reivindicar a recomposição do valor da Indenização de Transporte.
Os atos fizeram parte das atividades programadas pela Fenassojaf em Brasília pela celebração do Dia Nacional do Oficial de Justiça.
Durante a mobilização, a diretora do Sisejufe/RJ e vice-presidenta da Associação Nacional Mariana Liria lembrou que o 25 de março é um Dia de Luta para o oficialato. “São sete anos sem reajuste da Indenização de Transporte. Esse dia vai ficar marcado em nossa história como o dia em que o oficial de justiça federal deu um basta”, enfatizou.
O presidente da Fenassojaf João Paulo Zambom parabenizou oficialas e oficiais de justiça pela data e destacou o dia de luta vivenciado neste 25 de março. “Os oficiais de justiça não aceitam o parecer da Área Técnica do CSJT que depois de sete anos de congelamento, apresenta uma proposta de reajuste de 4% de atualização. CSJT, reajusta a nossa IT!”.
Ainda na fala, o presidente da Fenassojaf enfatizou que o oficialato não reivindica nenhum valor acima da inflação e nada do que não é direito dos oficiais de justiça. “Nós queremos aquilo que é justo e de direito. O Poder Judiciário precisa assumir essa despesa, nós não aguentamos mais tirar dinheiro do nosso bolso para trabalhar”.
Integrada na mobilização, a Fenajufe esteve presente nos atos representada pelos coordenadores Juscileide Rondon e Erlon Sampaio. De acordo com o dirigente, a mobilização da sexta-feira foi um recado à Administração de que não é possível trabalhar com o valor pago atualmente pela Indenização de Transporte. “Sem o oficial de justiça é impossível materializar a Justiça em nosso país”.
Fenassojaf e Fenajufe recebidos no CSJT
Enquanto os Oficiais de Justiça realizavam as mobilizações, representantes do oficialato federal foram recebidos pelo juiz auxiliar da Presidência do CSJT, Dr. Gustavo Carvalho Chehab.
Na ocasião, o presidente da Fenassojaf João Paulo Zambom, a diretora do Sisejufe Mariana Liria e acoordenadora da Fenajufe Juscileide Rondon reafirmaram a necessidade urgente da recomposição da Indenização de Transporte, diante dos custos arcados pelos oficiais de justiça para o exercício da função.
Além disso, eles reforçaram o reajuste zero da IT ao longo dos últimos sete anos e a indicação da Área Técnica do Conselho para uma majoração de 4% no crédito.
Durante o encontro, Dr. Gustavo foi receptivo à demanda e disse que repassaria os argumentos ao presidente, ministro Emmanoel Pereira. Além disso, o juiz auxiliar disse que iria ver a possibilidade de o presidente avocar a relatoria do processo que trata sobre o assunto no CSJT.
“Fomos recebidos pelo CSJT durante as nossas mobilizações, o que demonstra que o nosso movimento trouxe efeito e representatividade para os oficiais de justiça”, avalia João Paulo Zambom.
Caroline P. Colombo especial para o Sisejufe