Semana importante para a luta do NS. Os membros do Coletivo de Técnicos do RJ (Cotec-RJ) se reuniram na terça-feira (25/1) para discutir as ações, metas, agendas e investimentos que serão apresentados para aprovação no Planejamento Estratégico da entidade.
A assessora política Vera Miranda explica que o planejamento do Cotec está focado em ações de pressão e engajamento para aprovação do Nível Superior para técnicos (NS). “Há também o enfoque na participação ainda mais intensa nos fóruns da Federação para que o processo de valorização e reestruturação contemple esse novo olhar de uma carreira mais moderna e também de impacto social. As diretrizes dessa nova reestruturação devem levar em conta a prestação do serviço com grande impacto social e, para isso, entendemos que os técnicos têm muito mais a ofertar – e já ofertam – do que simplesmente o trabalho de apoio. A alteração para essa nova carreira que queremos será melhor para técnicos e analistas pensando sistemicamente na evolução dos dois cargos porque cargos estruturados e modernizados, que aproveitam o maior potencial dos servidores com base nas suas atribuições, é o que cada servidor e cada servidora deseja”, analisa.
A diretora Soraia Marca ressalta que é preciso estar atento também a uma série de ameaças. “A extinção do cargo de técnico judiciário nunca esteve tão evidente quanto no cenário atual. Já temos visto isto ocorrendo na prática, com a extinção por lei de cargos de nível médio, para a criação de cargos de nível superior. A luta pelo NS se faz urgente e, como técnicos, temos que pressionar o STF para que atue. É urgente a mudança do requisito para ingresso no cargo de técnico, para evitar a extinção”, alerta a dirigente sindical.
Neste sábado (29/1), a delegação do Sisejufe irá participar do Encontro Nacional da Fenajufe (Contec), que será realizado no formato virtual devido ao agravamento da pandemia de Covid-19.
Veja a programação do Contec:
Sábado – 29 de janeiro de 2022
09h – Abertura pela Comissão Organizadora do Contec
Engelberg Belém – Coordenador Jurídico e Parlamentar
Fernando Freitas – Coordenador de Administração e Finanças
Leopoldo Donizete de Lima – Coordenador Jurídico e Parlamentar
Lucena Pacheco Martins – Coordenadora de Imprensa e Comunicação
9h20 – Mesa 1
Panorama do trabalho desenvolvido no grupo responsável pela discussão do NS para técnico no Fórum de Carreira do CNJ
Roberto Policarpo Fagundes – representante da Fenajufe no Fórum de Carreira do CNJ
Porque é necessário (e como fazer) a valorização do Cargo de Técnico Judiciário: Desafio Intergeracional (como garantir a captação e a retenção dos talentos); Diferenças entre os tribunais das atividades laborais, atribuições, especialidades. Descrição dos cargos, convergências e diferenças hierárquicas do trabalho no Poder Judiciário da União e MPU; Novas áreas de interesse que se desdobram em atribuições/atividades funcionais inerentes ao cargo.
Vera Miranda – Assessora Técnica da Fenajufe no Fórum de Carreira do CNJ – Especialista em Gestão Pública.
10h10 – Inscrição para 8 intervenções com paridade de gênero
10h40 – Respostas e considerações finais dos palestrantes
11h – Mesa 2
Carreiras que mudaram a exigência de escolaridade do cargo de nível médio para nível superior.
Alexandre Marques – Assessor da Fenajufe
Constitucionalidade e demais aspectos jurídicos na alteração da exigência de escolaridade do cargo de Técnico Judiciário para grau Superior
Dr. Rudi Cassel – Advogado ou Assessoria Jurídica Nacional
11h40 – Inscrição para 8 intervenções com paridade de gênero
12h10 – Resposta e considerações finais dos palestrantes
12h30 – Intervalo para almoço
14h – Mesa 3
Aspecto remuneratório da alteração da exigência de escolaridade do cargo de nível médio para nível superior
Luiz Alberto dos Santos – Assessor Técnico da Fenajufe no Fórum de Carreira do CNJ
Washington Lima – Assessor Técnico da Fenajufe no Fórum de Carreira do CNJ – Economista
14h40 – Inscrição para 8 intervenções com paridade de gênero
15h10 – Respostas e considerações finais dos palestrantes
15h30 – Mesa 4 – Proposta apresentada pela Fenajufe com alterações na Lei 11.416 e na Portaria Conjunta n.3 – Principais desafios a serem vencidos perante a Administração e seu impacto perante a sociedade.
Vera Miranda
16h – Inscrição para 6 intervenções com paridade de gênero
16h20 – Resposta e considerações finais da palestrante
16h30 – Acolhimento das propostas enviadas para encontro.fenajufe@gmail.com a serem encaminhadas para a Diretoria Executiva da Fenajufe.
– Inscrição para 14 intervenções com paridade de gênero
Obs.: Mesmo as propostas sendo apresentadas verbalmente, elas devem ser encaminhadas por escrito para encontro.fenajufe@gmail.com. Das propostas recebidas, serão encaminhadas para a Diretoria Executiva da Fenajufe aquelas que não conflitarem com as resoluções aprovadas nas instâncias da Fenajufe.
18h30 – Encerramento do 6º Contec