O cenário não poderia ser mais desesperador em Manaus. A cidade enfrenta o pior momento da pandemia, com pico de mortes por Covid-19. Segundo dados oficiais, a média tem sido de quase 40 óbitos ao dia, mas é possível que haja subnotificação. Desde a semana passada, a rede pública de saúde na capital amazonense vive um colapso. Hospitais sofrem com a falta de cilindros de oxigênio e os médicos que estão na linha de frente relatam desesperança ao sentir que, em muitos momentos, têm pouco a fazer para ajudar seus pacientes.
Diante da situação caótica, entidades se mobilizam para levar ajuda e evitar mais mortes. E os servidores do Poder Judiciário fazem a sua parte. O SitraAM/RR se uniu a outras entidades como a Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Amazonas e Roraima (Assojaf/AM-RR) e o Sindicato dos Servidores da Justiça Eleitoral do Amazonas (Sinjeam) para organizar uma campanha solidária que viabilize a compra de materiais e insumos hospitalares para doação a hospitais e SPA’s na capital do estado, atualmente operando em sua capacidade máxima de lotação.
O Sisejufe está apoiando a ação, doando máscaras e toucas para uso dos profissionais da saúde. Intitulada ‘Manaus precisa respirar’, o movimento também ganhou apoio de outras entidades, como Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (Anastra) e da Fenajufe.
O presidente do SitraAM/RR, Luiz Claudio Corrêa, um dos coordenadores da ação, agradece o apoio recebido. Ele pede que as entidades ajudem a fazer circular a campanha para que aumentem as adesões. Todo o material arrecadado essa semana será entregue nos hospitais na sexta-feira (22/01).
“Diante do quadro crítico que Manaus passa, que é muito pior do que está se vendo na TV, qualquer ajuda que possa vir do Brasil e do mundo é bem-vinda. Com certeza essa contribuição vai nos ajudar a salvar vidas”, diz o dirigente sindical.
Para a presidenta do Sisejufe, Eunice Barbosa, a união de esforços é fundamental nesse momento. “Sabemos que houve falhas graves nas três esferas de poder que levaram ao colapso no sistema de saúde local pela Covid-19, mas o momento não é de apontar os culpados e sim de salvar vidas. Somos um sindicato cidadão e nos colocamos à disposição das entidades parceiras do Amazonas para tentar minimizar os efeitos desta crise humanitária sem precedentes. Toda nossa solidariedade à população manauara e aos trabalhadores e trabalhadoras que estão na linha de frente do combate à pandemia”, ressaltou.
COMO AJUDAR
Para contribuir, qualquer valor monetário pode ser depositado na conta corrente 27-9, da agência 3990, Operação 003, da Caixa Econômica Federal (Assojaf AM) com CNPJ 04.042.596/0001-43. O valor integral das arrecadações será destinado à compra de cilindros de oxigênio, equipamentos médicos, itens de higiene e alimentos.
Caso prefira colaborar com a ação de outra forma, o interessado pode comprar diretamente os itens que deseja doar. Para saber quais materiais possuem maior demanda, o número de contato para informações é o (92) 98841-0331. A equipe responsável irá buscar a doação.
Entenda a crise em Manaus. Clique neste link.