As impressões do servidor do TRE-RJ Alexandre Meira, 41 anos, sobre os fatos políticos que moveram o Brasil nos últimos anos agora estarão disponíveis ao público. É que Alexandre lança nesta sexta-feira (11/12), às 18h, o “Guia de sobrevivência do exilado no próprio país”, publicado pela Editora Penalux. O evento será virtual pelo perfil do Instagram @alexandrenovoexilio . Alexandre vai receber para o lançamento online o ator, dramaturgo, produtor e diretor teatral Sandro Melo.
Período de transformações
O livro é um compilado de crônicas sobre questões que invadiram as redes sociais e chacoalharam o povo brasileiro: as manifestações de rua de 2013, o impeachment de Dilma, a ascensão da extrema direita conservadora, o assassinato de Marielle Franco, o 7×1 contra a Alemanha. “Afinal, nem tudo nesse livro é política, apenas empresto meu olhar para esse período de profundas transformações”, diz Alexandre.
O título é dividido em 5 crônicas: o golpe na amendoeira; o gol da Alemanha e a revanche dos vira-latas; Pizarro, cavalos, ovos e o fim da Lava Jato; Por que eu matei Marielle?; e Chão de amêndoas.
Os textos são fruto dos três primeiros anos de existência do Blog Novo Exílio (www.novoexilio.blogspot.com).
Alexandre conta que a publicação foi feita no decorrer dos anos de 2016, 2017 e 2018. “Tudo que há no livro foi publicado em jornais, revistas e periódicos da imprensa. São hoje fatos históricos. Talvez o mérito do livro, modestamente falando, se o há, nesse sentido, seja captar o espírito das coisas. Toda uma onda de transformação política, econômica e social que varreu o país não deixando muita coisa para depois. E ao juntar os cacos, hoje, em 2020, talvez possamos olhar para esses anos e entender como muitos foram manipulados através de seus sentimentos mais incofessáveis e anticivilizatórios. Daí concatenar os temas é algo que é feito pelo leitor hoje”, diz o autor.
O servidor do TRE revela que o feedback de quem já leu tem sido maravilhoso. “Sentimento de alívio, epifania ou inconformismo. O Guia de Sobrevivência do Exilado no Próprio País não é indiferente a ninguém. Parece que ninguém sai igual ao final”, garante Alexandre.
Como comprar
Adquira o livro em pré-venda, neste link.