O Sisejufe, por meio do Departamento de Mulheres, vem manifestar integral solidariedade à professora Ana Lúcia Martins, primeira vereadora negra recém-eleita pelo Partido dos Trabalhadores na cidade de Joinville, Santa Catarina. Desde a campanha eleitoral, ela vem sofrendo ataques racistas que, com a publicação dos resultados das eleições, alcançaram grande proporção e culminaram em ameaças à sua integridade física e a de sua família.
Trata-se de uma reação inaceitável da extrema-direita local contra uma conquista fundamental no processo eleitoral deste ano: o crescimento de mandatos eleitos de mulheres, jovens, negros e negras e LGBTQIAP+ em todo o País.
Tais manifestacões de ódio racial merecem o mais veemente repúdio, pois além de ofenderem a vereadora, atingem toda a coletividade – especialmente as pessoas negras – em violação aos direitos humanos e garantias constitucionais dos quais todos são detentores.
A elevação da violência simbólica, que procura segregar a População Negra, vai na contramão dos recentes avanços da participação das mulheres, especialmente das mulheres negras, na política e nos diversos espaços de poder e deve merecer repúdio pela sociedade civil, assim como a aplicação das sanções legais cabíveis por parte das instituições do sistema de justiça, encarregadas que são de proteger sua vida, sua integridade física e seu mandato.
Por mais mulheres na política!
Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2020
Departamento de Mulheres
Sisejufe – Sindicato dos Servidores das Justiças Federais do Rio de Janeiro