A Unimed Rio disponibiliza aos seus clientes o sistema de telemedicina que será acessado pelo aplicativo Conexa Saúde. A plataforma permite ao usuário se consultar com médicos credenciados sem sair de casa. Em meio à pandemia de Coronavírus, essa modalidade é importante porque possibilita o atendimento médico com hora marcada, na sua própria residência, evitando o deslocamento aos hospitais ou consultórios. Nem todos os médicos estão cadastrados ainda no sistema, mas isso irá ocorrer de forma gradual.
O que é e como funciona a telemedicina?
A modalidade é usada para atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico no Sistema Único de Saúde (SUS) ou na rede privada. O atendimento médico à distância pode ser feito diretamente entre médicos e pacientes, por meio de tecnologia da informação e comunicação que garanta a integridade, segurança e o sigilo de informações. Toda a consulta deve ser, obrigatoriamente, registrada em prontuário clínico com indicação de data, hora, tecnologia utilizada e o número do Conselho Regional Profissional do médico e sua unidade da federação.
Os médicos estão autorizados a emitir atestados ou receitas médicas desde que assinados eletronicamente e acompanhados de informações sobre o profissional. Também devem seguir os requisitos estabelecidos pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As seguintes modalidades estão disponíveis na telemedicina: 1) teleorientação, para que médicos possam à distância orientar e encaminhar pacientes em isolamento;
2) telemonitoramento, situação em que o médico monitora à distância parâmetros de saúde do paciente
3) teleinterconsulta, para troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.
Veja abaixo o passo a passo para usar a teleconsulta ou clique diretamente neste link.