Nesta segunda-feira (22/5), os servidores do TRT do Rio de Janeiro vão vestir preto para mostrar sua indignação com a Administração que, através do Ato 55, determina o aumento da jornada de trabalho de sete para oito horas diárias, mais uma de almoço. Os servidores estarão reunidos às 12h na Augusto Severo e às 13h na Lavradio.
O sindicato está apoiando este dia de luto, iniciativa dos servidores da Augusto Severo. “A Administração está sentindo a pressão do funcionalismo, insatisfeito com essa decisão arbitrária”, avalia o diretor do Sisejufe Ricardo Quiroga, servidor do TRT. Para o dirigente, há grandes chances de reverter a situação, já que alguns desembargadores se declararam contrários à medida do presidente do Tribunal, Fernando Antonio Zorzenon.
A direção do Sisejufe acredita que o momento vivido pelos servidores do TRT não é algo isolado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio está sofrendo com a extinção de metade das zonas eleitorais no estado. Só a mobilização e a união da categoria em todos os tribunais, TRT, TRE, TRF e Justiça Federal, vai evitar o desmonte do serviço público no Poder Judiciário e o fim da Justiça Trabalhista, que vem sendo duramente atacada.