Colaborador é o termo moderno que chegou para tentar modificar a relação , verdadeira, existente entre o empregador e o empregado.
Na visão atual, todos aqueles que participam da elaboração de uma atividade de produção, são responsáveis pelo produto final. Até aqui tudo bem. O problema é que a palavra colaborador é melhor recebida e, o que temos que ficar atentos é que, transmite a impressão de que temos um relacionamento mais íntimo com os nossos patrões. Há a sensação de confiança no outro, para alguns até eleva a moral ser chamado de colaborador em vez de trabalhador.
A palavra colaborador é usada para definir aquele que cumpre tudo aquilo para o que foi contratado e vai mais além. Ele fica até mais tarde quando é preciso e se interessa pelos problemas da empresa.
Acontece que a realidade da relação entre o colaborador e a empresa é a de que ele continua sendo tratado como funcionário ou trabalhador.
Este termo somente serve para criar uma falsa imagem da relação existente entre o empregador e o empregado.
Por isso, a diferença entre servidor e colaborador, não é apenas uma questão de semântica, mas vai bem mais além disso, pois afeta diretamente a produção e visa apenas atingir os interesses da empresa, pois cria um sentimento de importância que não existe por parte do empregador.
Eu sou trabalhadora, porque, troco minha capacidade de produção por uma remuneração específica. Se tiver que produzir mais, a remuneração terá de ser proporcional às atividades propostas.
E você?