A partir das articulações dos membros da delegação do Sisejufe, a audiência pública que estava marcada para a próxima quarta-feira (6/7) foi antecipada para esta quarta-feira (29/6), às 15h30, na Comissão Assuntos Econômicos (CAE), com a presença do ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira e do diretor-geral do STF, Amarildo Vieira.
Logo após a reunião da Comissão, o PLC 29/16 seguirá para o Plenário, onde será o primeiro item da ordem do dia, de acordo com o próprio presidente do Senado, Renan Calheiros.
Como foram as articulações
Assim que foi encerrada a conturbada sessão da CAE, na qual a condição imposta por senadores do PSDB e do DEM praticamente inviabilizava qualquer chance de aproveitar a primeira parcela do projeto de reajuste, prevista para junho, foram iniciados os trabalhos de articulação junto a senadora Gleise Hoffmann, presidente da Comissão.
A diretora do Sisejufe Fernanda Lauria, o servidor Lucas Ferreira Costa e a coordenadora da Fenajufe, Mara Weber conversaram com a parlamentar para buscar uma saída visando a aprovar o projeto ainda no mês de junho. Foi sugerido então à senadora a realização de duas audiências públicas com o ministro do Planejamento, sendo a primeira ainda esta semana, para tratar exclusivamente dos PLCs 26 e 29 e a outra, para tratar das demais carreiras, na data inicialmente estipulada. Gleise Hoffmann foi à mesa do Senado e articulou com o senador Renan Calheiros a realização da mencionada audiência no Plenário, ainda na quarta-feira (29/6).
A senadora informou à delegação do Sisejufe que estava buscando contato com o ministro Dyogo, mas que não havia conseguido porque ele estaria em reunião no TCU. Indicou, assim, que se continuasse tentando junto ao ministro a confirmação do novo agendamento. A partir disto, Fernanda Lauria e o servidor Lucas encaminharam a orientação da senadora ao presidente do Sisejufe, Valter Nogueira, que tratou imediatamente da questão com o diretor-geral do STF, Amarildo Vieira, para que negociasse a vinda antecipada do ministro Dyogo ao Plenário da Casa.
Neste momento, em nova conversa com a presidente da CAE, ela alertou que, para a vinda de Dyogo Oliveira, a única pendência seria o consentimento das lideranças do governo no Senado e, principalmente, a não oposição por parte do PSDB. Lauria, então, entrou em contato com o senador Humberto Costa para que fosse estabelecido diálogo com os senadores Romero Jucá, ex-ministro do Planejamento e Aloysio Nunes, líder do governo no Senado, o que foi alcançado com sucesso.
O senador Ricardo Ferraço, abordado pelos dirigentes do Rio e de outros estados, além dos coordenadores da Fenajufe, informou que não apresentaria objeção à realização desta nova audiência pública para tratar apenas das carreiras do MPU e PJU.
O relator do PLC 29/16, senador Jorge Viana, apresentou, juntamente com Romero Jucá, encaminhamento de convocação do ministro para a sessão plenária desta quarta (29/6), no que foram apoiados pela senadora Gleise. No entanto, encontraram resistência do senador Waldemir Moka, que insistiu na realização da referida audiência pública na própria CAE.
Em acordo final, ficou estabelecido que a reunião com o ministro do Planejamento será na Comissão, indo logo em seguida para votação em plenário.
No início da noite, os servidores conseguiram o número mínimo de assinaturas dos líderes para assegurar a tramitação sob o regime de urgência.
A delegação do Sisejufe estará no Senado nesta quarta, dando prosseguimento às negociações.
Fonte: Tais Faccioli – Imprensa Sisejufe – De Brasília