Em meio à programação carnavalesca que já movimenta o Centro do Rio de Janeiro, o Batuque na Justiça vai levar ainda mais animação aos foliões com duas apresentações nesta quinta-feira (12/2). Reconhecido como bloco oficial do município do Rio, o Batuque,’ criado pelo Sisejufe, completa cinco anos de existência com o tema comemorativo “Justiça Guardiã do Povo”.
A programação começa à tarde, com a participação em um evento institucional promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), e se encerra em grande estilo, com o desfile oficial na Cinelândia, ponto alto da atuação do Batuque no Carnaval.
Ato público no TRT1
A primeira apresentação acontece a partir das 14h30, em frente ao prédio-sede do TRT1, na Rua da Imprensa, s/nº, como parte do tradicional evento pré-carnavalesco promovido pelo regional. A iniciativa tem caráter de ato público de conscientização, com foco no combate às ilegalidades trabalhistas durante o Carnaval e no enfrentamento à violência contra a mulher. A ideia é chamar a atenção para a importância da dignidade nas relações de trabalho e do cumprimento dos direitos trabalhistas.
O evento é organizado pelos Subcomitês de Prevenção e Combate à Violência Laboral, ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a Todas as Formas de Discriminação nos 1º e 2º Graus do TRT1.
Além do Batuque, a programação contará, ainda, com a apresentação do grupo de dança inclusivo Expressar, formado por pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas.
Desfile na Cinelândia
Após a apresentação no TRT1, o Batuque na Justiça segue para o momento mais aguardado da programação: o desfile oficial na Cinelândia. A concentração será às 17h, na Praça Floriano, no Centro do Rio.
Para celebrar os cinco anos do bloco, o desfile deste ano será à fantasia, com o tema “Justiça Guardiã do Povo”, convidando foliões e servidores a soltarem a criatividade. O Sisejufe disponibilizou, inclusive, neste link, uma lista com sugestões de fantasias e cartazes, para inspirar os participantes.
A bateria do Batuque na Justiça é formada por alunos do curso de percussão do Sisejufe e por integrantes da Fina Batucada, primeira bateria do país composta majoritariamente por mulheres. No comando estará Mestre Riko que, além de mestre de bateria da Fina Batucada, é também professor do nosso curso de percussão. O repertório promete animar o público com sambas-enredo de todas as épocas, marchinhas e clássicos carnavalescos.
Durante o desfile, serão distribuídas ventarolas para a população, trazendo a identidade visual do bloco e, no verso, informações sobre o papel de cada ramo da Justiça no atendimento à sociedade, reforçando o compromisso do Batuque na Justiça com a cidadania, a informação e a defesa dos direitos.
Imprensa Sisejufe, com informações da Secretaria de Comunicação Social e Cerimonial / Divisão de Comunicação Social do TRT1