O Sisejufe participou, na tarde de quarta-feira, 21 de janeiro, de uma reunião com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região (TRT1), desembargador Roque Lucarelli Dattoli, e membros da Comissão Aprovados de Tecnologia da Informação, para tratar sobre convocação dos aprovados no concurso de 2025, para a área de TI do tribunal.
Representaram o sindicato a presidente, Lucena Pacheco Martins, e o diretor Edson Mouta. Também estiveram presentes na agenda o vice-presidente do TRT 1, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco e o diretor-geral José Márcio da Silva Almeida. Já representando a Comissão de Aprovados de TI, participaram da reunião Abel Mendes de Souza, Thais Omeno Assunção e Luciano Roberto dos Santos Souza.
Os membros da Comissão de Aprovados de TI, Thais Omeno Assunção e Abel Mendes de Souza, o vice-presidente do TRT 1, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco, o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli e o diretor-geral José Márcio da Silva Almeida (Acervo Sisejufe)
O principal intuito da reunião foi solicitar apoio da presidência, na figura do desembargador Roque Lucarelli, para facilitar o diálogo com o CNJ e CSJT para tratar sobre possíveis convocações específicas para a área de tecnologia, que tem se tornado cada vez mais fundamental no Tribunal Regional do Trabalho, utilizando como argumento fatídico a resolução nº 370/2021 do CNJ, que instituiu a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) para o sexênio 2021-2026. Seu objetivo é promover a transformação digital, eficiência e segurança da informação, unificando diretrizes tecnológicas em todos os tribunais (exceto STF) por meio de planos de trabalho.
Durante a agenda, os membros da Comissão apontaram como adições na área de TI são fundamentais para a eficiência plena do órgão, que enfrenta déficit agudo em diversas áreas. De acordo com ofício enviado por eles ao TRT 1, o TI deixou de ser um mero suporte administrativo e se consolidou como o eixo central e estratégico da prestação jurisdicional no Brasil, especialmente após a implementação da digitalização em massa, impulsionada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e a relevância foi reconhecida ao decorrer da reunião.
O diretor e a presidente do Sisejufe, Edson Mouta e Lucena Pacheco Martins, e os membros da Comissão de Aprovados de TI, Thais Omeno Assunção e Abel Mendes de Souza (Acervo Sisejufe)
O vice-presidente do TRT1, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco, afirma que “argumentos não faltam para dialogar com o CSJT”, e que tais convocações seriam benéficas ao tribunal. Ele ainda afirma que o ministro Luiz Philipe Vieira de Melo conhece a dificuldade causada pela defasagem de profissionais especializados: “O presidente sabe das necessidades, então a questão é tentar sempre lá e falar com ele, mostrar a necessidade, que ele sabe.” Presidente Roque completa informando que Minas Gerais é o tribunal com maior déficit, com o TRT 1 em seguida.
O corpo de presidência do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região se mostrou disposto a intermediar as possíveis negociações com o CNJ e CSJT para a convocação de novos Analistas e Técnicos especializados na área de Tecnologia da Informação e o diretor do Sisejufe, Edson Mouta agradeceu a abertura que a gestão mantém para com as pautas levadas pelo sindicato. O Sisejufe segue como uma peça de diálogo, colaboração e mobilização para que os aprovados do concurso de 2025 sejam convocados, e se disponibiliza para um trabalho conjunto de sensibilização do CSJT em relação à urgência da adição de profissionais da área.

