A diretoria do Sisejufe esteve reunida, na tarde desta segunda-feira (19/1), com o deputado federal Reimont, em seu gabinete no Rio de Janeiro, para articular apoio à derrubada do veto parcial do governo ao PL 4750/2025, que trata da recomposição salarial das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União.
Durante a conversa, os dirigentes reforçaram que o veto teve caráter técnico, recomendado pela AGU com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por envolver parcelas previstas para 2027 e 2028. Foi destacado, no entanto, que o STF entende não caber veto nesse caso, por se tratar de outro Poder, com orçamento próprio, e que o projeto do PJU segue a mesma lógica adotada para o Legislativo e o TCU, com reajustes parcelados.
Reimont afirmou que irá dialogar com a bancada para encaminhar apoio à derrubada do veto, além de verificar o calendário de apreciação, que pode ocorrer em abril ou após as eleições.
Participaram da reunião a presidente do Sisejufe, Lucena Pacheco; a diretora do Sisejufe e coordenadora-geral da Fenajufe, Soraia Marca; o diretor do Sisejufe e coordenador-geral da Federação, Edson Mouta; e a diretora Anny Figueiredo.
Reimont exaltou as conquistas das servidoras e dos servidores do Judiciário Federal e reafirmou seu apoio às pautas da categoria no Congresso Nacional.
Aprovação do AQ
Os dirigentes do sindicato aproveitaram para agradecer a Reimont pelo apoio fundamental às pautas da categoria, como na aprovação recente do Adicional de Qualificação. O parlamentar retribuiu o reconhecimento e fez questão de gravar um vídeo para o Instagram, com mensagem direta à categoria. “Isso não é somente valorizar você que é servidor da Justiça, é valorizar o trabalho que você faz com as pessoas, o trabalho que o sindicato promove junto aos servidores para atender melhor a população. Então, parabéns aos servidores da Justiça, parabéns à Fenajufe e ao Sisejufe, que fazem uma luta ímpar, uma luta política necessária para melhorar a vida do nosso povo”.
Participação no Painel Sisejufe
Por fim, o deputado aceitou o convite para participar do podcast Painel Sisejufe, que vai tratar das pautas do PJU e de projeto relacionado à população feminina em situação de rua. A data ainda está sendo acertada e será divulgada em breve.