O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), importante parceiro do Sisejufe na promoção de atividades culturais e espaço de referência para o Judiciário Federal fluminense, será o cenário da Retrospectiva 2025, da TV Globo, que vai ao ar nesta terça-feira, 30 de dezembro.
Pela primeira vez, o CCJF, prédio histórico que foi sede do Supremo Tribunal Federal (STF) até 1960, foi escolhido para receber a gravação de um dos programas mais tradicionais da televisão brasileira, que revisita os principais fatos do ano no Brasil e no mundo.
As chamadas dos acontecimentos que marcaram 2025, apresentadas pela jornalista Sandra Annenberg, conduzem o público por diferentes ambientes do Centro Cultural, permitindo que os espectadores conheçam espaços emblemáticos da arquitetura eclética, tombados pelo patrimônio histórico nacional. Entre eles, a entrada principal, com suas imponentes portas de madeira entalhadas, a escadaria em mármore iluminada pelo vitral da Deusa da Justiça e a histórica Sala de Sessões.
Esse espaço abrigou julgamentos marcantes enquanto sede do STF, como os habeas corpus de Olga Benário e Rui Barbosa, episódios fundamentais da história jurídica brasileira e que reforçam a relevância simbólica do CCJF para o sistema de Justiça e para a memória institucional do país.
Ao longo de 2025, o Centro Cultural Justiça Federal se consolidou como um importante polo de cultura, com uma programação diversificada e acessível a diferentes públicos — muitas vezes em parceria com o Sisejufe, que reconhece o CCJF como um espaço estratégico de diálogo entre cultura, Justiça e sociedade.
Encerrar o ano como cenário da Retrospectiva da TV Globo reforça o compromisso do CCJF com a democratização do acesso à cultura e marca simbolicamente a entrada em 2026, ano em que o Centro Cultural completa 25 anos de atuação.
Fica o convite: nesta terça-feira, 30 de dezembro, vale reunir família e amigos para assistir à Retrospectiva 2025, na TV Globo, e reconhecer a importância desse espaço histórico para a cultura e para o Judiciário Federal fluminense.
Fonte: CCJF / crédito da foto: divulgação – Fábio Rocha/Globo