SINDICATO DOS SERVIDORES DAS JUSTIÇAS FEDERAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Instagram YouTube

Sisejufe se solidariza ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz

O Sisejufe vem publicamente repudiar as declarações do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (29), ao se referir de forma desrespeitosa à Ordem dos Advogados do Brasil, e ao seu presidente, Felipe Santa Cruz.

Em primeiro lugar, desrespeitou as prerrogativas de advogados e o papel institucional da OAB em sua defesa, utilizando-se para tal de mais uma Fake News.

O advogado, conforme reconhecido na Constituição da República (art. 133), é indispensável à administração da Justiça e exerce papel essencial de equilíbrio entre os diversos atores sociais.

Em segundo lugar, Jair Bolsonaro, na falta de argumentos civilizados, atacou de modo irônico e vil o presidente da OAB, usando o assassinato e desaparecimento de seu pai, Fernando Santa Cruz, na ditadura militar. Com isso, ofendeu a honra de todos os desaparecidos políticos.

O presidente da República demonstra uma incapacidade de conviver democraticamente com a divergência, a independência dos poderes e o respeito à Constituição. Todos que o contrariam ou não fazem parte de suas hostes são tratados agressivamente, ameaçados e se tornam alvos de calúnias e difamações. Os servidores públicos são vítimas sistemáticas do governo nesse sentido.

O sisejufe reafirma seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, o respeito à Constituição e se solidariza com os advogados e o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz