Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Deu na Imprensa: STF adia julgamento de ação sobre corte salarial de servidores

Deu na Imprensa: STF adia julgamento de ação sobre corte salarial de servidores, SISEJUFE
Governadores fazem pressão para que ministros autorizem a redução de jornada com diminuição proporcional da remuneração

Rio – O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou mais uma vez o julgamento sobre a redução de jornada e de salários de servidores em cenário de crise fiscal da União, estados, municípios. Outros temas tomaram a pauta da Corte, nesta quinta-feira, e não houve tempo suficiente para os ministros analisarem a ação que trata do corte de vencimentos. Ainda não há data marcada para o assunto voltar ao plenário.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2238 — proposta em 201 pelo PT, PSB e PCdoB — questiona alguns dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), um deles é o que autoriza a redução de jornada e de salário quando os gastos com pessoal ultrapassam o limite imposto pela lei. Esse artigo está suspenso por liminar concedida pela Corte em 2002. E, hoje, os ministros avaliariam o mérito da questão.

O STF tem, inclusive, sofrido pressão de governadores de diversos estados em crise financeira, que fazem lobby no Supremo para que a medida seja liberada. Alguns secretários estaduais de Fazenda também chegaram a enviar uma carta ao Supremo fazendo o pedido oficialmente — o do Estado do Rio, Luiz Cláudio Carvalho, não assinou o documento

Fonte: Jornal O Dia

Últimas Notícias