SINDICATO DOS SERVIDORES DAS JUSTIÇAS FEDERAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Instagram YouTube

Servidores do Rio elegem 66 delegados para o 10º Congrejufe

Até a sexta-feira serão divulgadas as delegações completas do Sisejufe

IMG_9764Os servidores do Judiciário Federal do Rio de Janeiro escolheram os 66 delegados que irão representar o estado no Congresso Nacional da Fenajufe (10º Congrejufe). A chapa 1 Mais Sisejufe foi a mais votada e elegeu 56 representantes. A chapa 2 Renova Sisejufe terá 7 delegados e a chapa 3 Coletivo Base Unida garantiu três delegados. A assembleia geral, que contou com a presença de 300 servidores entre  capital e interior, aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (20/03), na Praça Floriano, Cinelândia.

 

COMO FOI A VOTAÇÃO

IMG_9743Mesmo com tempo chuvoso, servidores de todo o estado compareceram à assembleia, concentrando-se próximos à Justiça Federal Rio Branco. Após assinar a lista de presença, os participantes ouviram os discursos dos representantes das três chapas. A primeira a falar foi a servidora do TRF2 Vanise Bonna, que representou a chapa 3; o presidente do Sisejufe Valter Nogueira Alves discursou pela chapa 1 e servidor do TRT-RJ, Sergio Feitosa, pela chapa 2. Cada um teve três minutos para fazer suas defesas.

“É uma chapa pequena, que surgiu agora, mas que tem como única finalidade a defesa da nossa categoria. Essa assembleia é importante porque a gente vai eleger os coordenadores da Fenajufe que vão estar lá em Brasília lutando contra essa reforma da Previdência, que acaba com a gente. Não nos preocupamos com partido, não nos importamos de quem é essa reforma. Essa reforma da Previdência é muito ruim. Queremos lutar exclusivamente pela categoria”, afirmou Vanise.

Em seguida, Valter Nogueira destacou que o Congrejufe é extremamente importante porque é preciso resgatar a federação para a luta, para trazer novamente a categoria para o centro do debate dos principais temas que têm prejudicado os trabalhadores nos últimos períodos, entre eles, a Reforma da Previdência. “Infelizmente essa federação, nos últimos três anos, não conseguiu sequer mobilizar a categoria. A gente vem, nestes últimos dias, com ataques de uma reforma que retira direitos e a federação não conseguiu avançar, não conseguiu chamar a categoria para a luta. Esse congresso tem a responsabilidade de tocar nos principais temas que nos afetam neste momento: virtualização, saúde do trabalhador, nosso plano de carreira, questão da diferença abismal entre técnicos e analistas… tudo isso é uma situação central para que essa nova direção da federação consiga encaminhar e dialogar com a categoria. Essa Chapa, que tem companheiros do interior, da capital, aposentados, pensionistas é uma chapa plural… é a chapa que a gente propõe para integrar a delegação da federação e ajudar a construir as lutas da categoria para que tenhamos vitória e derrotemos todas as pautas impostas contra o trabalhadores do serviço público e do serviço privado”, ressaltou.

Sergio Feitosa afirmou que o momento é crucial: “o que a gente tem que discutir aqui é uma luta intensa contra essa reforma, que na realidade vai comprometer nosso futuro como servidor público. Colocamos como prioridade numero um lutar contra esta Reforma da Previdência porque se ela passar, não vai ter reposição salarial, não vai ter coisa nenhuma”.

IMG_9735Encerradas as falas, iniciou-se a votação. Dos 294 votos, 248 foram na chapa Mais Sisejufe, garantindo a eleição de 56 delegados. Com 32 votos, a chapa Renova Sisejufe terá 7 representantes. A chapa Coletivo Base Unida teve 14 votos e terá 3 delegados. Um dos destaque na assembleia foi a grande participação de aposentados, aposentadas e pensionistas.

O presidente do Sisejufe ressaltou que é preciso ter pessoas à frente da federação que conduzam a categoria com responsabilidade, sem olhar qual o governo de plantão. “Governo, independentemente de ser de esquerda ou de direita, não vai defender os interesses da classe trabalhadora. Quem vai defender são os sindicatos e os próprios trabalhadores”, acrescentou.

Até a sexta-feira serão divulgadas as delegações completas do Sisejufe. O 10° Congrejufe acontece entre os dias 27 de abril e 1º de maio, em Águas de Lindóia, no estado de São Paulo.

 

IMG_9760IMG_9749IMG_9742IMG_9728 IMG_9757