Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe participa de Encontro Nacional de Mulheres Negras

20181207_124428O Encontro Nacional de Mulheres Negras – 30 anos reuniu aproximadamente mil ativistas de todas as regiões do país de 6 a 10 de dezembro, em Goiânia. A diretora do Sisejufe Neli Rosa, representando o Núcleo Gênero e Raça, participou do festival que mostrou a grande diversidade brasileira. “Foi um aprendizado ímpar para minha vida e minha história. Pude compreender melhor o processo dessa caminhada de três décadas e minha contribuição para essa construção”, salientou Neli.

A escritora e ensaísta Conceição Evaristo proporcionou um momento de intensa emoção na solenidade de abertura. Evaristo falou sobre a importância de Angela Davis, que também esteve no festival, para a sua vida. “E como o tempo é circular, depois de 20181207_163742tantas vindas de Angela Davis ao Brasil, em 2014, conheci, pessoalmente, essa minha contemporânea que me inspira tanto.” A irmã (Anielle) e a filha (Luyara) de Marielle Franco também participaram do evento, assim como a deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), entre tantas outras lideranças.

O Encontro

O Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 anos: Contra o Racismo e a Violência e Pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Mundo foi organizado por entidades do movimento social de mulheres negras. Desde março deste ano, ativistas do campo e da cidade, das periferias, quilombolas, religiosas de matriz africana, trabalhadoras domésticas, jovens e de todas as idades, se organizaram para a atividade em Gioânia. Elas se mobilizaram pela ampliação de parcerias e redes de fortalecimento, pela manutenção e conquista de direitos e pela convergência de esforços no embate a todas as formas de opressão e submissão da mulher negra no Brasil. A diretora do Sisejufe participou do encontro regional do estado do Rio de Janeiro, que aconteceu em novembro, na cidade de Niterói.

20181207_175218As mulheres negras no Brasil são 55,6 milhões, chefiam 41,1% das suas famílias e recebem, em média, 58,2% da renda das mulheres brancas, segundo o Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, séries históricas de 1995 a 2015 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE.

 

Com informações do site www.encontronacionalmulheresnegras.org

Últimas Notícias