SINDICATO DOS SERVIDORES DAS JUSTIÇAS FEDERAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Instagram YouTube

PRESSÃO DA CATEGORIA: GloboNews se retrata de erro em notícia sobre reajuste dos ministros do STF

A pressão feita pelo movimento sindical, inclusive com a iniciativa da direção do Sisejufe de fazer campanha pela retificação de informação veiculada erradamente pela GloboNews, deu resultado. Na noite de 13 de novembro, a apresentadora do Edição das 18, da GloboNews, Cecilia Flesch, divulgou retratação da emissora quanto ao erro cometido durante a cobertura da aprovação, pelo Senado, do reajuste de 16,38% nos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 7. Na ocasião, enquanto o jornalista Vinicius Leal relatava detalhes da votação, a legenda que ilustrou a matéria na tela da TV, informava equivocadamente que o reajuste aprovado pelos senadores era para SERVIDORES do Judiciário.

Servidores do Poder Judiciário Federal  iniciaram uma onda de reação, pressionando pela correção da notícia, por meio de vários canais de atendimento e perfis em redes sociais, da GloboNews.  A Fenajufe e vários sindicato, entre eles o Sisejufe, encaminharam mensagem à direção da emissora para que fosse feita a correção, exigindo a retratação. A direção do Sisejufe incentivou que a categoria enviasse mensagens para a GloboNews, cobrando o acerto.

O resultado dos esforços veio no dia 13, seis dias após a veiculação original. Durante a apresentação do telejornal, Cecilia Flesch explicou que o “equívoco” aconteceu na tarja que aparece na parte inferior da tela para os telespectadores destacando que o reajuste seria apenas para os ministros do STF. Em seguida, agradeceu as mensagens enviadas à produção do programa e pelos alertas recebidos para a retificação da informação.

Veja o trecho do esclarecimento no Jornal Globonews das 18h.

 

Fonte: Imprensa Sisejufe com informações da Imprensa Fenajufe.