Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

VARAL SOLIDÁRIO – Sisejufe está recebendo doações

VARAL SOLIDÁRIO – Sisejufe está recebendo doações, SISEJUFE

Sindicato passa a integrar fórum que  tem por objetivo debater problemas, buscar soluções para pessoas em situação de rua

VARAL SOLIDÁRIO – Sisejufe está recebendo doações, SISEJUFEO Sisejufe está promovendo o Varal Solidário que vai integrar a ação do Dia do Pobre, marcada para 18 de novembro (domingo), no Largo da Carioca, onde são esperadas cerca de mil pessoas carentes.  “Precisamos de doações de roupas e calçados, limpos e em bom estado, especialmente masculinos, pois os homens constituem 70% da população em situação de rua” explica a coordenadora do Sisejufe Solidário, Eunice Barbosa. A entrega deve ser feita na sede do sindicato (Avenida Presidente Vargas, 509, 11º andar). Não sendo possível, os servidores podem entrar em contato pelos telefones 987398092, com Eunice, ou 2215 2443 e falar com Patrícia ou Tatiana).

Voluntários acolhem moradores da Presidente Vargas

VARAL SOLIDÁRIO – Sisejufe está recebendo doações, SISEJUFE

Com as doações, Fábio já tem roupas para ir ao trabalho

No último dia 16, foi realizado um projeto-piloto do Varal Solidário na esquina da avenida Presidente Vargas com a rua Miguel Couto com a participação de voluntários. Foram distribuídas senhas para as pessoas em situação de rua que ocupam as imediações do Sisejufe à noite.

Clóvis Oliveira foi o primeiro da fila e escolheu uma camiseta e um par de tênis. Ele vive com a esposa Andressa e seu filho Clóvis, com menos de um ano, próximo ao Sisejufe. “Estou há 15 anos morando na rua”, revelou.

Para Fábio de Paula, o Varal foi fundamental, pois suas roupas haviam sido roubadas. O segundo da fila chegou há dois meses de Paraty para trabalhar em Niterói. Ele acredita que em breve sairá das ruas, pois já está com um trabalho de pedreiro em vista.

Logo em seguida, Luis Claudio Moisés escolheu um chinelo, uma sunga, uma camisa e uma bermuda. Trabalha de carteira assinada com manutenção predial, mas contou que sua situação está instável, “pois não gosta de ser humilhado”. Está nas ruas porque brigou com a família, que mora na comunidade do Morro do Alemão.

Joice sonha com uma família e com um emprego

VARAL SOLIDÁRIO – Sisejufe está recebendo doações, SISEJUFE

Joice espera doações para o neném

Uma das poucas mulheres a participar do Varal Solidário, Joice Soares pegou um par de chinelos que usará no hospital. Ela está grávida de quatro meses, segundo o pré-natal que está fazendo no posto de saúde da Cruz Vermelha. O pai também está em situação de rua e não acredita que o filho é dele. “Onde eu posso fazer o (teste de) DNA?”, ela pergunta.

Joice dorme e toma banho na casa de uma senhora que é camelô no centro da cidade. Durante o dia, pede comida e doações para o neném. A mãe de Joice cria sua filha de outro relacionamento, Jamile, de três anos, na comunidade de Nova Holanda, em Bonsucesso.

Apesar de estar há dez anos em situação de rua, sonha em trabalhar e casar com o pai do filho que está esperando. “Quem sabe ele muda, né?”, fala olhando para o céu. “Na rua não tem nada de bom”, reflete.

Sisejufe Solidário participa do Fórum sobre a população em situação de rua

O Sisejufe participou pela primeira vez, no dia 09 de outubro de 2018, do Fórum Estadual Permanente sobre a População Adulta em Situação de Rua. O Fórum tem por objetivo debater problemas, buscar soluções para pessoas em situação de rua e trabalhar para que o município do Rio de Janeiro venha a aderir à Política Nacional Para População em Situação de Rua. Reúne representantes de movimentos, ONGs, pastorais e grupos que atuam nessa área e se encontram, regularmente, na segunda terça-feira de cada mês, no Conselho Regional de Serviço Social/RJ.

O Fórum integra a comissão Pró-Comitê, formada pelo Conselho Regional de Psicologia, pela Defensoria Pública da União, pela Defensoria Pública do Estado (DPE) do Rio de Janeiro, pelo Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e dos Catadores de Materiais Recicláveis (CNDDH) – núcleo estadual, pelo Movimento Nacional de População em Situação de Rua, pelo Movimento Nacional de Catadores e pela Subsecretaria de Direitos Humanos do Município do Rio de Janeiro. Foi criado no Seminário organizado pela DPE em 13 de junho de 2017.

Últimas Notícias