Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

SISEJUFE VAI AO STF contra a Emenda Constitucional 95/2016

A entidade é contra o congelamento salarial dos servidores,

que será ainda mais rigoroso com a medida

O Sisejufe ingressará como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade 5658, perante o Supremo Tribunal Federal, contra a Emenda Constitucional 95/2016. No geral, na tentativa de equalizar as finanças públicas, a emenda congela os investimentos públicos, vez que cria um teto de gastos limitado ao índice inflacionário do período anterior. Em resumo, os autores dessa ação alegam que tal limitação viola o voto direto, secreto, universal e periódico, o princípio democrático, bem como direitos e garantias individuais por causar retrocesso social.

A intervenção do representante dos servidores se fez necessária para que o STF também discuta os prejuízos específicos da categoria, vez que a Emenda Constitucional prevê como “sanções” para o descumprimento do teto estabelecido, dentre outras, a proibição de reajustes, incluída a revisão geral anual, a vedação de criação de cargos, de realização de concursos públicos ou de alteração de estrutura de carreira que gere aumento de despesas.

Segundo o advogado Rudi Cassel, “a intervenção luta contra a inconstitucional tentativa de suspender o cumprimento de leis de carreira aprovadas e publicadas, pois isso viola a segurança jurídica e o direito adquirido. Ademais, não bastasse a indevida ingerência sobre a autonomia dos demais órgãos para reajustar salários, a Emenda Constitucional tenta mitigar o direito constitucional à revisão geral anual, previsto justamente para assegurar um salário minimamente digno, motivo pelo qual se fez necessária a intervenção para que o STF impeça essa irregularidade”.

 

Com informações de Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados

Últimas Notícias