Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

MÊS DO SERVIDOR – Arteterapia reflete sobre o tempo e necessidade da pausa

MÊS DO SERVIDOR – Arteterapia reflete sobre o tempo e necessidade da pausa, SISEJUFE

O tempo que o tempo tem é a proposta  da oficina de Arteterapia que acontece no foro da Dom Gerardo nesta sexta-feira (26/10), a partir das 14h, no 8º andar. A atividade, aberta a todos os servidores, faz parte do Mês do Servidor que o Sisejufe está realizando para os servidores da capital e no interior do estado, em parceria com os segmentos do Poder Judiciário Federal. As inscrições podem ser feitas pela Intranet do tribunal ou na hora.

O objetivo da psicóloga Carolina Nani, que ministra a oficina, é que as pessoas reflitam sobre seu tempo interno e que seja estabelecido um diálogo com as expectativas externas. “Com as redes sociais, vivemos no tempo da emergência”, critica. Nesse sentido, ela alerta para a necessidade de olhar para dentro e para os encontros verdadeiros. “Com a multifuncionalidade, perdemos o tempo da inteireza”, complementa.

Carolina afirma que “estudos mostram que no momento que o indivíduo é acometido por uma doença ele se vê obrigado a parar. Parar para se cuidar, para ouvir suas próprias necessidades, para ouvir o que o outro tem a dizer a respeito do que ele precisa, para refletir sobre seu processo de vida”. O ideal então é aprender a pausar antes, promovendo o equilíbrio e a saúde. A psicóloga já trabalha com o Sisejufe em campanhas de promoção de qualidade de vida desde 2013.

A Arteterapia é uma prática que se utiliza de diferentes recursos expressivos, como as Artes Plásticas, a Música, a Expressão Corporal, as Artes Cênicas, a Literatura e as Artes Manuais aliadas a uma leitura simbólica do fazer artístico. A psicóloga realiza esse trabalho através da articulação entre a Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung e Análise Psicorgânica de Paul Boyesen.

 

Últimas Notícias