Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

ELEIÇÕES 2018 – Servidores do Judiciário do Rio que são candidatos a deputados federais e estaduais

ELEIÇÕES 2018 – Servidores do Judiciário do Rio que são candidatos a deputados federais e estaduais, SISEJUFE

No sentido de informar a categoria, o Sisejufe buscou verificar, junto à base, quem eram os servidores das justiças federais no estado candidatos à deputados federal e estadual e encontrou quatro funcionários que concorrem a uma vaga nos parlamento nacional e estadual.

São eles: Carlos Alberto Vaz da Costa (JF) e Inácio Henrique Garcia dos Santos (TRF2) são candidatos a deputado federal; e Jorge Luiz Vieira de Melo (aposentado do TRE) e Roberto Ponciano (JF) são candidatos a deputado estadual.

A seguir, um pequeno apanhado do que defendem os candidatos:

DEPUTADOS FEDERAIS

ELEIÇÕES 2018 – Servidores do Judiciário do Rio que são candidatos a deputados federais e estaduais, SISEJUFE

CARLOS ALBERTO VAZ DA COSTA

Ser um representante efetivo dos servidores do Judiciário Federal  e voz ativa do sindicato da categoria no Congresso Nacional é a proposta de Carlos Alberto Vaz da Costa.

Candidato a deputado federal nas eleições de outubro de 2018 pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) – agremiação do general Hamilton Mourão, candidato a vice-presidente de Jair Bolsonaro (PSL) –  o agente de segurança pretende instituir, caso eleito , o Conselho de Servidores no Parlamento que contará com a participação de representantes do funcionalismo.

Bispo da Convenção Eclesiástica de Missões do Brasil (CoEMB), Vaz diz que todas as lutas do sindicato terão seu apoio na Câmara. “A minha ideia é seguir a pauta de lutas do Sisejufe. Serei um representante da nossa categoria em Brasília”, afirma o candidato que já foi diretor do sindicato, ex-presidente da Associação dos Servidores do Judiciário Federal do Rio de Janeiro (Serjus).

Em relação a projetos mais gerais, Vaz quer tirar do papel propostas no campo social. Segundo ele, buscará recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar construção de asilos, orfanatos e clínicas de recuperação.

======================================================

ELEIÇÕES 2018 – Servidores do Judiciário do Rio que são candidatos a deputados federais e estaduais, SISEJUFE

INÁCIO HENRIQUE GARCIA DOS SANTOS

A participação na luta da categoria fez o servidor Inácio Henrique Garcia dos Santos,  do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), lotado no Espírito Santo, ter conhecimento de como um projeto de lei tramita no Congresso Nacional. Assim, despertou o interesse em se aprofundar no processo legislativo e, por isso, a se candidatar a deputado federal  nas eleições de outubro de 2018.

Inácio Henrique se compromete em tentar barrar a PEC 287, que trata da Reforma da Previdência, e apresentar proposta que garante o revisão geral anual dos salários dos servidores públicos. “O carro chefe da minha plataforma de campanha é lutar contra a Reforma da Previdência e garantir a recomposição anual dos salários”, afirma o candidato.

Ele acrescenta que também  vai trabalhar para que seja cumprido o contrato de duplicação da Rodovia BR-101, no trecho do Espírito Santo, para que acidentes sejam evitados. Filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), do general Mourão, vice de Jair Bolsonaro (PSL) para presidente, Inácio Henrique é favorável ao direito de o cidadão se defender com uso de arma de fogo, entre outras propostas do presidenciável.

DEPUTADOS ESTADUAIS

ELEIÇÕES 2018 – Servidores do Judiciário do Rio que são candidatos a deputados federais e estaduais, SISEJUFE

JORGE LUIZ VIEIRA DE MELO

Jorge Luiz Vieira de Melo aposentou em 2016, depois de se dedicar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro. Queria morar em Saquarema e viver uma vida tranquila. Mas, diante do “caos instalado no Rio de Janeiro”, foi incentivado pela família a entrar na política. Candidato a deputado estadual, é a primeira vez que concorre.

Seu Jorge Vieira, como é seu nome na urna, é candidato pelo Podemos, do senador Romário. O bacharel em Direito confessa que preferia concorrer de forma independente, pois considera os partidos como “organizações criminosas”. Mas confia em Romário, que prometeu reconstruir a agremiação com pessoas de passado limpo e que pensem nas necessidades da coletividade.

O candidato promete trabalhar junto ao governador para que os hospitais do estado voltem a curar as pessoas, focando na fiscalização dos estabelecimentos. Também quer atuar na área da Educação. “São duzentas escolas fechadas”, lamenta.

Seu Jorge quer ser uma ponte entre os servidores do Judiciário Federal e os deputados federais, atuando em defesa das pautas da categoria. Antes de propor pautas para o funcionalismo estadual, ele propõe se fazer uma auditoria nas contas públicas.

======================================================

ELEIÇÕES 2018 – Servidores do Judiciário do Rio que são candidatos a deputados federais e estaduais, SISEJUFE

ROBERTO PONCIANO

Empregabilidade é a principal bandeira do candidato a deputado estadual Roberto Ponciano. Recuperar economicamente o estado é a prioridade do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual faz parte desde 2004. Ele afirma que resolveu concorrer nas eleições para lutar contra o Golpe “que tirou Dilma Rousseff da Presidência da República e que mantém o ex-presidente Lula na prisão”.

O servidor da Justiça Federal está trabalhando para garantir uma grande bancada tanto na Alerj quanto em Brasília, para que seja possível reverter as reformas aprovadas. Também considera fundamental a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva ou, se ele for impedido, a de seu substituto, Fernando Haddad.

Além de servidor público, Ponciano é colunista e blogueiro do Cafezinho, um veículo de mídia alternativa. Por isso, se eleito, vai trabalhar pela sustentabilidade da Comunicação Popular, de blogues livres e rádios comunitárias. Também promete lutar pela Cultura Popular.

Ponciano foi dirigente do Sisejufe entre 2002 e 2014, tendo presidido a entidade por três vezes, além de ter feito parte da Direção da Fenajufe. Atualmente, o servidor da JF é dirigente da CUT. Por isso, seu gabinete será aberto para acolher o movimento sindical.

Últimas Notícias