Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

SERVIDORES estão sob risco de terceirização

Com o sinal verde dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu ser lícita a terceirização em todas as etapas, seja meio ou fim, começam a aparecer as ameaças de substituição de servidores públicos por funcionários contratados. As iniciativas são tanto das esferas nacional e estadual e tendem a avançar em passos largos.

A partir disso, no dia 24 de setembro, a Casa Civil da Presidência da República publicou novamente o decreto que dispõe “sobre a execução indireta, mediante contratação, de serviços da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União”.  O decreto tem o número 9.507.

O decreto federal determina ainda que um ato do ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, estabelecerá os serviços que serão preferencialmente objeto de execução indireta mediante contratação.

No Rio de Janeiro, no dia 14 de setembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) publicou o Ato Executivo 199/2018, que define as regras e critérios para contratação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que são entidades privadas utilizadas para fins públicos. A relação é nomeada como uma “parceria” entre o governo e a organização, mas na prática, significa a terceirização na execução dos serviços que são prestados pelos Tribunal  à população.

A contratação das OSCs foi autorizada pelo Ato Normativo 06/2018, publicado em maio deste ano. Agora, o TJRJ tornou públicos os critérios burocráticos para que o projeto saia do papel e os convênios com a OSCs sejam firmados.

Vale ressaltar que as medidas abrem sérios riscos para o funcionalismo publico em geral, com possibilidade de extinção de cargos e postos de trabalho.  Também representa ameaça para novos concursos públicos em todas as esferas (municipal, estadual e federal).

 

Últimas Notícias