Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

DAP – Psicóloga fala sobre a importância da saúde na maturidade

DAP – Psicóloga fala sobre a importância da saúde na maturidade, SISEJUFE

Para a psicóloga Marilda Vendrame, com o retorno da Jornada do Herói, conceito do mitologista Joseph Campbell, que ganhou sua versão feminina com a publicação da pesquisadora Maureen Murdock, chegamos à plenitude da maturidade. No entanto, depois “conquistar o mundo” (como por exemplo, trabalhar, criar filhos) muitas pessoas não estão preparadas para esta nova etapa da vida.

DAP – Psicóloga fala sobre a importância da saúde na maturidade, SISEJUFEA analista junguiana veio ao encontro mensal do Departamento de Aposentados e Pensionistas nessa terça-feira (31/7), no auditório do Sisejufe, para falar da importância da saúde física, mental e psíquica na maturidade. Entre os segredos da qualidade de vida nesta fase estão o resgate dos sonhos antigos, a meditação e prestar atenção nos sinais do corpo. “As perdas são um bom momento para dar uma virada”, destacou. Marilda criticou ainda os valores da sociedade brasileira que supervaloriza a juventude, despreza o valor da vida e descarta os relacionamentos.

Autoestima e autocuidado também são essenciais. “A idade madura é uma volta para casa, para ti mesmo.” Nesse sentido, os recursos emocionais devem ser desenvolvidos para que uma pergunta fundamental possa ser respondida – que vida vou viver agora?

Contribuição Previdenciária

Um grupo de aposentados apresentou um documento para reivindicar a redução do pagamento da contribuição previdenciária aos aposentados e pensionistas dos servidores públicos civis da União de 11% para 5%. A proposta já tem oito assinaturas, mas o objetivo é recolher o máximo de adesões possíveis entre os integrantes do Núcleo.

Excursão para Petrópolis

Os integrantes do Dap foram convidados para um passeio a Petrópolis, uma parceria da Serjus e Sorte’s Tur, no dia 1º de setembro. No roteiro, visita guiada ao Palácio Quitandinha e almoço na Praça da Liberdade.

 

 

Últimas Notícias