Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe e UFRJ promovem minicurso sobre o trabalho na Idade Média

O Programa de Estudos Medievais (PEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Sisejufe, promove o minicurso O trabalho na Idade Média: uma discussão sobre o discurso legal e religioso. As aulas serão no próprio sindicato, nos dias 10 e 17 de abril, a partir das 17h30. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo email pem.ufrj@gmail.com.

O minicurso faz parte do Programa de Estudos Medievais da UFRJ. As aulas serão ministradas pelos professores Guilherme Marinho e Jefferson Machado que irão abordar os diferentes discursos da Idade Média sobre o trabalho. Inicialmente, será apresentado um panorama histórico, apontando os processos de transformação ao longo do medievo das diferentes formas de relacionamento entre os homens e o trabalho, utilizando documentos legais que  permitem entrever as estruturas produtivas que permeiam a construção discursiva jurídica daquela época. Em um segundo momento, o objetivo será explorar, de forma crítica, o discurso religioso de temas associados ao trabalho, reconhecendo em sermões, regras monásticas e hagiografias uma produção representativa das estruturas conceituais medievais sobre o tema.

Conheça os professores:

Professor Guilherme Marinho

Mestre em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ, com bacharelado e licenciatura pela mesma universidade. Realiza pesquisa na área de História Medieval associado ao Programa de Estudos Medievais da UFRJ. Atuou como bolsista de extensão do mesmo laboratório, entre os anos de 2009 e 2011 e como bolsista de iniciação científica, ainda na graduação. Além disso, foi bolsista CAPES durante o curso de Mestrado, orientado pela professora doutora Leila Rodrigues da Silva e atualmente é professor substituto da área Medieval no Instituto de História da UFRJ.

Professor Jefferson Machado

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e mestrado e doutorado em História Comparada pela mesma universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Santo Antônio, franciscanismo, igreja medieval, sermões e bestiários medievais. Já foi professore no ensino superior das disciplinas: História da África, Prática de Ensino de História, História Antiga e Métodos e Técnicas de Pesquisa em História.

Últimas Notícias