SINDICATO DOS SERVIDORES DAS JUSTIÇAS FEDERAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
REDES SOCIAIS
YouTube

JORNAL DO BRASIL retorna às bancas

Primeiro aplaudo este retorno, no mínimo por ser um obstáculo ao monopólio de O Globo.

Um jornal diário, como qualquer outro, é antes de tudo um investimento empresarial. Precisa de um grupo econômico que o sustente, mas este só sobrevive se oinvestimento for lucrativo. No caso de um jornal, lucrativo é conquistar anunciantes. Os anunciantes só aparecem se o jornal vender. E a venda inquestionável é a feita para os assinantes. Razão pela qual eu vou assinar o jornal.

Mas qual o interesse do capital em revigorar o Jornal do Brasil?

O novo dono é empresário do setor naval. Um setor que estava falido e foi recuperado quando Lula orientou a Petrobrás a comprar os navios no Brasil e não mais no exterior. Isto revitalizou o setor naval e gerou milhares de empregos com bons salários, especialmente para jovens.

À época eu lecionava no Henrique Lage, escola da FAETEC em Niterói. Eu vi a escola ser refor-mada pela Petrobrás, inúmeras máquinas serem nelas lotadas. Eu vi centenas de jovens estudando quase todos foram trabalhar na Petrobrás (pena que a maioria em terceirizadas). E eu vi os estaleiros revitalizados, centenas de operários empregados ou reempregados. Os estaleiros ficavam em Niterói (que recebia os impostos), mas os operários moravam prioritariamente em São Gonçalo.
Este é mais um fator para eu apoiar o retorno do Jornal do Brasil.

E vou além. O projeto deve se tornar economicamente viável antes das eleições de outubro para termos a certeza de que ele sobreviverá. Mais uma razão para eu assinar o jornal a fim de fortalecer a democracia e combater o monopólio de O Globo.

A matéria no link abaixo (IMPERDÍVEL) faz crer que o relançamento do jornal possa ter um viés político de candidatura ao governo do estado do Rio de Janeiro. Não sei se eu apoiarei o candidato, tampouco sei se ele será candidato. Mas sei que fortalecer o Jornal do Brasil é fortalecer a democracia. Portanto vou assiná-lo e convido você a também fazê-lo.

http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2017/11/catito-mio-ou-o-rio-corre-para-omar-campanha-de-omar-peres-ao-governo-do-rio-ja-acontece

Compartilhe