Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

NEGOCIAÇÃO COLETIVA – Projeto para o serviço público é vetado por Temer

NEGOCIAÇÃO COLETIVA – Projeto para o serviço público é vetado por Temer, SISEJUFE

Foi vetado integralmente pelo presidente Michel Temer o projeto que permitia a negociação coletiva para servidores públicos federais, estaduais e municipais. A proposta havia sido aprovado pelo Congresso Nacional.

O veto de Temer foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18/12). A iniciativa teve a  recomendação do Ministério da Justiça e da Advocacia-Geral da União (AGU), porque, segundo os órgãos, o projeto apresenta “vício de iniciativa”, já que alterações no regime jurídico de servidor público devem ser propostas pelo presidente da República, de acordo com a Constituição.

Além disso, o presidente alega que a proposta é inconstitucional por invadir a competência legislativa de estados e municípios.

O projeto foi proposto originalmente pelo Senado, em 2015, e foi aprovado também pela Câmara dos Deputados. Atualmente, não há previsão de negociação coletiva nas paralisações de servidores públicos – geralmente, o governo abre uma mesa de negociação, mas sem regras definidas em lei.

 

 

Fonte: Com informação da Agência Estado

Últimas Notícias