Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

REFORMA DA PREVIDÊNCIA – Delegação do Sisejufe participa de debate promovido pela Afipea e Fonacate

Nesta terça, servidores do Judiciário Federal estarão no Ocupa Brasília e no ato em defesa dos Quintos

A delegação dos servidores do Judiciário Federal fluminense está em Brasília lutando pela categoria. Nessa segunda-feira (27/11), os integrantes participaram do debate Que serviço público queremos?, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, organizado pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea (Afipea) e Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que trata da Reforma da Previdência Social, foi analisada com o objetivo de enfrentar os ataques ao serviço público. “Foi um excelente debate, com dados estatísticos, esclarecedor para este momento de incertezas”, observou a diretora do Sisejufe Lucena Pacheco.

mesaEstiveram na abertura do encontro os deputados federais Betinho Gomes (PSDB-PE), Enio Verri (PT-PR) e Érika Kokay (PT-DF), além de Rudinei Marques (presidente do Fonacate) e Alexandre Cunha (presidente da Afipea). Em seguida, para discutir o tema O Serviço Público no Brasil, sua evolução recente e desafios à luz das últimas medidas do governo de demissão voluntária, redução de jornada, suspensão do reajuste e aumento da contribuição previdenciária dos servidores, foram convidados os especialistas Maria Lúcia Werneck Vianna (UFRJ), Fernando Matos (UFF), Antônio Lassance (Ipea) e Félix Lopez (Ipea).

O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, acredita que o debate é importante para dar maior visibilidade aos estudos que vêm sendo feitos atualmente no país no que se refere a temas delicados como enxugamento da máquina, estabilidade do servidor público, Previdência Social e valores dos salários. Já o presidente da Afipea, Alexandre Cunha, adiantou que as discussões desencadeadas pelo debate vão levar ao desenvolvimento de uma publicação. “Nossa intenção é reunir informações que sistematizem as premissas, impactos e consequências das medidas já anunciadas ou regulamentadas pelo governo federal. Na sequência, queremos fomentar o conhecimento sobre estatutos, carências e tendências do serviço público no Brasil e no mundo, de maneira a influenciar medidas estruturais a serem discutidas no âmbito do Congresso Nacional ou ainda nos próximos processos eleitorais”, afirmou.

Participam da delegação do Sisejufe, os diretores Amaro Faustino, Laura Diógenes, Lucena Pacheco e Ricardo Soares, os delegados de base Anny Figueiredo e Renato Soares, o servidor Márcio Gama e a assessora política do sindicato, Vera Miranda.

Servidores participam do Ocupa Brasília e de ato em frente ao STF

Nesta terça-feira, a delegação engrossa as fileiras do Ocupa Brasília, junto à Câmara dos Deputados, e participa do ato em frente ao Supremo Tribunal Federal, a partir das 14h, para acompanhar a sessão de julgamento, que pode analisar o Recurso Extraordinário 638.115, que trata dos Quintos.

Últimas Notícias