Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidor do Judiciário Federal: participe do Dia Nacional de Lutas (14/9)

O Dia Nacional de Lutas será encerrado com passeata no Centro do Rio, com concentração na Candelária, a partir das 17 horas.

Esta quinta-feira (14/9) foi a data escolhida para trabalhadores e trabalhadoras de todo o país ganharem as ruas e se manifestarem contra a vergonhosa investida que governo, Congresso Nacional e STF patrocinam sobre os direitos dos trabalhadores brasileiros.

Os servidores públicos, alvo preferencial da fome do governo em agradar o sistema financeiro, defenderão bandeiras como a preservação do serviço público e do direito da população a ser atendida com dignidade e qualidade. Levantamentos apontam que as medidas do governo aprovadas pelo Congresso, como o teto dos gastos públicos, já reduziram drasticamente os atendimentos em saúde e educação na rede pública.

No mesmo caminho, as privatizações anunciadas, como da Eletrobras e o fatiamento da Petrobras, vão refletir diretamente no custo que o cidadão paga pela energia elétrica e combustíveis, estes últimos com seguidos aumentos pela nova política de preços da estatal de combustíveis.

Desmonte avança no PJU

Mas a situação pode ficar ainda mais grave. No Poder Judiciário da União o desmonte avança, provocando prejuízos para o cidadão e para os servidores. Na Justiça Eleitoral, o processo de extinção de zonas eleitorais tem provocado situações surreais, onde servidores nem sequer sabem onde irão trabalhar após terem seus locais de trabalho extinguidos pelo rezoneamento. A situação em outras unidades, como no MPU, na Justiça do Trabalho e Justiça Federal não é diferente.

O cenário – com reiterados ataques aos serviços públicos, seja com a terceirização em curso ou a demissão de servidores efetivos (PL 116/17 avança no Senado), – indica que a privatização dos serviços judiciais já está gestada.

A única chance de barrar os sucessivos golpes contra os servidores públicos é a mobilização e a pressão sobre o parlamento. A Fenajufe orienta aos sindicatos filiados que reforcem as mobilizações convocadas para o 14 de setembro, Dia Nacional de Lutas, Mobilização e Paralisação em Defesa do Serviço Público, contra a Reforma da Previdência e pela revogação da Reforma Trabalhista.

A Federação orienta ainda que os sindicatos pressionem publicamente parlamentares e ministros de Estado em suas bases territoriais, com muita intensidade. Mesma pressão também deve ser exercida através das redes sociais nos perfis de deputados, senadores, ministros – do Executivo e do Judiciário – e sobre os perfis oficias da Câmara, Senado, governo, STF e tribunais. Pressão também deve ser implacável sobre prefeitos, vereadores e deputados estaduais e distritais da base governista. Recomenda-se o corpo-a-corpo e a marcação cerrada em eventos e solenidades públicas.

Haverá um ato em defesa da Petrobras, em frente à sede, marcado para às 7h da manhã.

No Rio de Janeiro, o Dia Nacional de Lutas será encerrado com passeata no Centro, com concentração na Candelária, a partir das 17 horas.

 

Com informações da Fenajufe

Últimas Notícias