Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Greve Geral no Judiciário Federal do Rio: mobilização e esclarecimentos sobre as reformas

Por Cristiane Vianna Amaral, Fortunato Mauro e Max Leone*’

O dia de Greve Geral no Judiciário carioca foi marcado por piquetes de conscientização nas entradas de oito locais de trabalho das justiças federais no Rio de Janeiro – SJRJ, TRT1, TRF2 e TRE. Diretores do Sisejufe e apoiadores se dividiram para mobilizar e informar a categoria acerca do próprio dia de Greve Geral, assim como sobre as reformas, da tentativa de desmonte do Judiciário Federal e de questões internas e localizadas da categoria e seus tribunais no estado.

IMG_20170630_1224444691

Categoria foi recebida, na porta da Justiça Federal, com panfletos e adesivos informativos contra as reformas

Atendendo à solicitação do sindicato, com vistas a informar da participação dos servidores na Greve Geral, a Presidência do TRF2 autorizou a liberação dos servidores às 17h, hora marcada para o início da concentração do Ato Unificado na Candelária. A JF também seguiu a mesma orientação. Os demais tribunais não atenderam ao sindicato.

No TRT1: reforço da luta contra as reformas
A manifestação, na parte da manhã, conclamava servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) e população a participarem da Greve Geral. O diretor do Sisejufe Ricardo Quiroga destacou que a paralisação teve como objetivo reforçar a luta contra a aprovação das reformas da Previdência e Trabalhista, impostas pelo governo Temer.

No TRF2 conflito com a PM marcou a mobilização

Por volta das 11h, integrantes do Movimento Sem Terra (MST) passaram em frente à sede do TRF2, onde o Sisejufe realizava mobilização da categoria judiciária. A direção do Sindicato convidou os trabalhadores rurais para falarem aos servidores do Judiciário. No momento em que o MST estendeu sua faixa ao longo da via, a Polícia Militar, que os acompanha, agiu com truculência, chutando os trabalhadores e arrancando a faixa.

O diretor do Sisejufe Ronaldo das Virgens intercedeu junto aos policiais, já que a manifestação era legítima e pacífica, e foi ameaçado por um militar, que chutou o cone que demarcava o local de mobilização do sindicato. “Se eu tiver que agredir o senhor, vou agredir”, disse o policial sem identificação aparente. “Estamos em nosso local de trabalho, na porta de um tribunal, isso é um absurdo”, bradou o dirigente do Sisejufe.

Soraia enfrenta o policial para evitar conflito

Soraia enfrenta o policial para evitar conflito

Em seguida, duas viaturas e diversas motos estacionaram junto ao TRF2, constrangendo os servidores que participavam da mobilização. Mais uma vez houve discussão e, dessa vez, com uma servidora, quando a diretora Soraia Marca teve que intervir junto ao policial e denunciar a coação junto à Presidência e Assessoria de Segurança do Tribunal. “É o maior ataque aos direitos dos trabalhadores. Se a Reforma da Previdência passar, ninguém vai se aposentar”, destacou a diretora Soraia. A dirigente também denunciou o desmonte da Justiça do Trabalho, por meio da Reforma Trabalhista. Já o diretor Ronaldo centrou fogo na Terceirização. “Quem vai escolher os trabalhadores é quem está no poder”, denunciou.

No TRE, a tônica foi de denúncia
Contra o desmonte a Justiça Eleitoral se posicionou a diretora do Sisejufe Fernanda Lauria. “Com o desmanche da Justiça Eleitoral, a vontade do eleitor não será prevalente. O que ficará, serão os esquemas do coronelismo, dos currais eleitorais, da compra de votos entre tantas outras práticas dessa natureza que foram combatidas ao longo de anos e que voltarão com força total se o desmonte da Justiça Eleitoral vier a se confirmar”, denuncia a diretora do sindicato que é servidora do TRE-RJ.

192ª ZE engajada na luta

192ª ZE engajada na luta

Além disso, Fernanda também se pronunciou, junto a público que transitava nas imediações DO TRE, na Avenida Presidente Wilson, contra as reformas que vêm sendo levadas à cabo pelo governo Temer.

Categoria rechaça reformas de Temer em Cabo Frio

Categoria rechaça reformas de Temer em Cabo Frio

Volta RedondaA

Em Volta Redonda servidores se organizam para atividade em frente ao TRE

Últimas Notícias