Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

No dia do oficial de justiça, núcleos de diversas entidades se reúnem em São Paulo para debater demandas do segmento

No dia do oficial de justiça, núcleos de diversas entidades se reúnem em São Paulo para debater demandas do segmento, SISEJUFE
Foto: Joca Duarte/Sintrajud

No congresso do Sintrajud/SP, oficiais de justiça federais de São Paulo e entidades convidadas trabalharam para aprovar resoluções no evento e reafirmar as lutas específicas do setor. O tema central para os participantes foi a fragmentação da categoria, considerando as atuais propostas de criação de sindicatos de oficiais na esfera federal. Os participantes foram uníssonos em rechaçar a ideia. “O momento é de unir toda a categoria e somar forças para enfrentar os ataques que virão no próximo período”, afirmou a diretora do Sisejufe Mariana Liria, que representou o Nojaf no evento. Ela avalia que a reunião foi muito produtiva. “Na atual conjuntura, em que o segmento dos oficiais de justiça está enfrentando ataques e ameaças à sua forma de organização, espaços como esse são essenciais para troca de ideias e atuação conjunta das entidades.” O encontro aconteceu em Itapecerica da Serra, no último fim de semana (25 e 26/3).

Com relação à decisão do Tribunal de Contas da União, que entendeu pela impossibilidade de acumular quintos incorporados com a GAE e já determinou que oficiais façam a opção no estado do RJ, o Nojaf do Sisejufe divulgou a estratégia definida pela assessoria  jurídica na última reunião de impetrar mandado de segurança coletivo em defesa de todos os servidores (veja matéria completa em http://sisejufe.org.br/wprs/2017/03/reuniao-do-nojaf-sisejufe-acolhe-oficiais-afetados-por-decisao-do-tcu-referente-a-aposentadoria/).

Foi destacada pelos presentes a necessidade de cobrar da Fenajufe a realização do próximo COJAF, coletivo que reúne os oficiais de justiça, fórum da entidade dedicado aos debates do segmento. O último aconteceu em março de 2014, quando a orientação é que seja chamado semestralmente.

O Sintrajud/SP informou que vai aplicar, a exemplo de pesquisa já realizada pelo Sisejufe e pelo Sintrajufe/RS, pesquisa relativa à saúde dos oficiais de justiça, com vistas a identificar as principais causas de adoecimento. Já o núcleo dos oficiais do Sindiquinze, que atuam no TRT da 15ª Região, informou que lá há tempos eles têm conduzido a execução trabalhista, efetuando toda a pesquisa patrimonial, e verificado altos graus de adoecimento dos colegas em função da nova sistemática da atividade. Além disso, foram feitas críticas ao sistema processual, no qual os servidores estão sendo obrigados a ocultar informações das partes. O núcleo dos oficiais do Sitraemg relatou que a principal luta em Minas Gerais tem sido a determinação da Justiça Federal de cumprimento de mandados num raio de 100km sem qualquer contrapartida na indenização de transporte.

Igualmente foi unanimidade entre os presentes a necessidade de reafirmar a retomada do cargo de oficial de justiça avaliador federal, e registrada em plenário a comemoração pelo Dia do Oficial de Justiça, 25 de março.

Cristiane Vianna Amaral 

Imprensa Sisejufe

Com informações de Mariana Liria

Crédito do fotografo
Joca Duarte/Sintrajud

Últimas Notícias