Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Não devemos perder nossa identidade

Soraia Marca*
Trabalhador é um termo amplo que inclui todo aquele que vive do seu trabalho – isto inclui o escravo, o servo, o artesão e o proletário. Na atualidade, o trabalhador é considerado legalmente (formalmente) como todo aquele que realiza tarefas baseadas em contratos, com salário acordado e direitos previstos em lei. No caso de voluntariado, trabalha-se em instituições sem fins lucrativos, não sendo, portanto, assalariados.”  Wikipedia
Segundo as disposições constitucionais em vigor, servidores públicos são todos aqueles que mantêm vínculo de trabalho profissional com os órgãos e entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos de quaisquer delas: União, estados, Distrito Federal, municípios e suas respectivas autarquias, fundações, empresas …Causou-me estranheza, ao ouvir a leitura de uma das teses defendidas na plenária da Fenajufe para o plano  de lutas dos servidores do judiciário, na qual fomos chamados de colaboradores.

Colaborador é o termo moderno que chegou para tentar modificar a relação , verdadeira, existente entre o empregador e o empregado.

Na visão atual, todos aqueles que participam da elaboração de uma atividade de produção,  são responsáveis pelo produto final. Até aqui tudo bem.  O problema é que a palavra colaborador é melhor recebida e, o que temos que ficar atentos é que, transmite a impressão de que temos um relacionamento mais íntimo com os nossos patrões. Há a sensação de confiança  no outro, para alguns até eleva a moral ser chamado de colaborador em vez de trabalhador.

A palavra colaborador é usada para definir aquele que cumpre tudo aquilo para o que foi contratado e vai mais além.  Ele fica até mais tarde quando é preciso e se interessa pelos problemas da empresa.

Acontece que a realidade da relação entre o colaborador e a empresa é a de que ele continua sendo tratado como funcionário ou trabalhador.

Este termo somente serve para criar uma falsa imagem da relação existente entre o empregador e o empregado.

Por isso, a diferença entre servidor e colaborador, não é apenas uma questão de semântica, mas vai bem mais além disso, pois afeta diretamente a produção e visa apenas atingir os interesses da empresa, pois cria um sentimento de importância que não existe por parte do empregador.

Eu sou trabalhadora, porque, troco minha capacidade de produção por uma remuneração específica. Se tiver que produzir mais, a remuneração terá de ser proporcional às atividades propostas.

E você?

*Soraia Marca é diretora do Sisejufe é técnica judiciária do TRF2

Últimas Notícias