Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

TRT inaugura arquivo de Bonsucesso, que já funciona há dois anos com várias irregularidades

Após comprovar problemas em visita à unidade, diretor do Sisejufe vai cobrar providências à presidente do Tribunal

Após comprovar problemas em visita à unidade, diretor do Sisejufe vai cobrar providências à presidência do Tribunal

Apesar de funcionar há quase dois anos, o arquivo do Tribunal Regional do Trabalho de Bonsucesso está sendo inaugurado oficialmente nesta manhã (29/11). De acordo com servidores, a solenidade contará com a presença da presidente do Tribunal, Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos. A desembargadora e as demais autoridades convidadas para a cerimônia encontrarão um local organizado e adequado para armazenar processos trabalhistas. Isso se elas percorrerem apenas o primeiro andar do galpão onde funciona o arquivo, que recebeu uma espécie de ‘maquiagem’ na estrutura nas últimas semanas.

Segundo um servidor que prefere não se identificar, a chefia dos arquivos determinou que funcionários de São Cristóvão(sectar-2) fizessem um mutirão para acelerar o arquivamento de processos do arquivo que está sendo inaugurado. “Todo dia, um ou dois servidores do meu arquivo se deslocam para a outra unidade para atuar nesse mutirão. Temos então que trabalhar nos nossos processos e nos processos do arquivo de Bonsucesso. O Motivo: deixar tudo bonitinho para sair na foto da inauguração”, denuncia o servidor.

Falta de climatização e ventiladores com defeito foram denunciados no jornal Contraponto 80, publicado no início do ano

Falta de climatização e ventiladores com defeito foram denunciados no jornal Contraponto 80, publicado no início do ano

O Sisejufe mostrou as irregularidades do arquivo de Bonsucesso em uma reportagem especial do jornal Contraponto 80, no início deste ano. Nossa equipe constatou que o ambiente parecia uma estufa, já que não havia ar condicionado, apenas três ventiladores, dois deles quebrados. Especialistas entrevistados na época apontaram que o calor extremo, além de ser insalubre aos trabalhadores, prejudicava a conservação dos processos. Parte do material estava acondicionada em caixas de polionda, ideais para evitar danos aos documentos. O restante, estava empilhado no chão. Não havia computador para pesquisa dos processos, nem xerox ou impressora.

Na ocasião, pedimos esclarecimentos à presidência do Tribunal, mas não obtivemos resposta.

Sala de atendimento agora tem ar condicionado

Sala de atendimento agora tem ar condicionado, computadores e impressora

Na última quinta-feira (24/11), voltamos à unidade para uma nova visita. Desta vez, acompanhados do diretor do Sisejufe e técnico judiciário, Williams Faustino. Logo na entrada, tivemos  a falsa impressão de que a situação havia mudado. A sala de atendimento agora tem ar condicionado (instalado recentemente), computadores e impressora. Ao abrirmos a porta que dá acesso ao arquivo propriamente dito, nos deparamos com todos os processos organizados em estantes. Só que as melhorias terminaram por aí. O espaço continua, como no início do ano, sem qualquer climatização.

No segundo, terceiro e quarto andares, que certamente não estarão liberados à visitação no dia de hoje, os documentos permanecem armazenados exatamente do jeito em que estavam em nossa última visita: alguns em caixas fora de estantes, outros jogados no chão.

De acordo com Gil Rios, chefe do arquivo, novas estantes, compradas através de processo de licitação, devem chegar dentro de três meses. O servidor informa ainda que foi feito investimento para compra de uma máquina de xerox. “A informatização e as condições para os trabalhadores melhoraram. Agora temos ar condicionado na entrada, mas o ideal é a climatização ser geral, em todos os ambientes para evitar insalubridade para servidores e terceirizados”, avalia Gil.

Diretor do Sisejufe identifica pontos fracos, como falta de acessibilidade para carga e descarga

Diretor do Sisejufe identifica pontos fracos, como falta de acessibilidade para carga e descarga

Apesar de algumas melhoras, o diretor Williams ressalta que ainda há pontos fracos. “Além dos problemas já mencionados, há reclamação quanto à acessibilidade. A sinalização para carga e descarga é deficiente e o acesso para o estacionamento dos carros que transportam os processos é ruim. Vamos enviar ofício, pedir uma reunião à presidente do TRT-RJ e cobrar providências. Não adianta inaugurar se materialmente as condições não são favoráveis”, conclui o dirigente sindical.

Últimas Notícias