Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores do TRT correm o risco de perder a função de Secretário Especializado

O Sisejufe, no último dia 13 de outubro, realizou uma reunião com comissão de 10 servidores do TRT/RJ. O grupo representou mais de 100 que exercem a função de  Secretário Especializado de Juiz, lotados na Corregedoria para atuar junto ao 1º grau. Essa função foi criada em dezembro de 2014, pelo Órgão Especial, através da Resolução Administrativa 59/2014, validada, em abril de 2015, pelo CNJ por considerar que a mesma fora editada no intuito de dar concretude à Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição (Res. CNJ 194).

Na reunião os servidores manifestaram preocupação de o CSJT, nos próximos dias, orientar pela extinção da função. Eles se habilitaram ao exercício das tarefas, fizeram cursos, passaram por treinamento e seleção. Muitos são egressos da Administração outros deixaram suas funções nas Varas para se dedicar às novas tarefas, explanaram os presentes.

O presidente do Sisejufe, Valter Nogueira e a assessora jurídica do Sindicato, Dra. Araceli Rodrigues, participaram da reunião, na qual ficou decidido que o Sindicato irá tratar dessa demanda. O grupo receberá o apoio da entidade para que dois servidores possam estar em Brasília na ocasião da votação do Conselho, além de acompanhamento jurídico.

“A função do sindicato é defender o trabalhador que está sendo vitimado pela ação da administração; há dois anos foram 256 servidores da administração que perderam suas funções (FC3 e FC2); hoje são 110 Secretários Especializados de Juiz ameaçados de perder suas FC5. Tal instabilidade funcional só gera desestímulo, só intensifica a busca por concursos melhor remunerados, onde o servidor seja mais estável e mais respeitado, ou seja, só contribui para o sucateamento da Justiça do Trabalho”, afirma o diretor do Sisejufe e servidor do TRT, Amauri Pinheiro, também presente à reunião.

Últimas Notícias