Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores do Judiciário fazem curso de formação sindical

Os servidores do Judiciário Federal estiveram reunidos nesse sábado (24/9) para o Curso de Formação de Dirigentes e Militantes Sindicais, promovido pelo Sisejufe. Estado, serviço público, políticas públicas, direitos dos trabalhadores e o papel do sindicato foram os temas trabalhados pelo professor Helder Molina, num método que mistura exposição e diálogo. “A formação de um indivíduo deve ser uma constante para que ele possa melhor compreender a conjuntura que está inserido, seja ela política, econômica ou social, e assim possa exercer uma cidadania consciente e de qualidade.  Essa necessidade cresce quando se está diante de um dirigente sindical ou de servidor que atue como líder junto à sua base, considerando que são formadores de opinião e vetores para o estabelecimento de uma hegemonia de pensamento capaz de mobilizar e fortalecer as lutas diante de um cenário em que existam forças contrárias. Nossos direitos foram todos conquistados por meio de luta”, destacou a diretora do Sisejufe Fernanda Picorelli.

“O curso reuniu pessoas com diferentes ideologias que, apesar de terem um objetivo comum, normalmente não conseguem dialogar. Nesse sentido, Helder se mostrou um excelente mediador”, afirmou a servidora e representante de base Anny Figueiredo, de Cabo Frio.

Os alunos receberam uma apostila, a partir da qual foi desenvolvido o estudo, a reflexão e a crítica. Helder é licenciado e bacharel em História, mestre em Educação e doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, professor da faculdade de Educação da Uerj.

“A ideia é que façamos outros grupos de estudos  como o de sábado, em intervalos ainda menores, onde possamos dialogar, por meio de mediadores que detém grande capital cognitivo como o Helder Molina,  mas agora a partir de textos previamente selecionados e lidos, que darão a tônica do debate. Esses encontros são, dada a sua relevância, franqueados não só aos líderes sindicais, mas a toda categoria, já que o Sisejufe tem a pretensão que cada um atue como multiplicador de uma cultura de valores solidários e construtivos, a qual queremos ver cada vez mais enraizada no seio da categoria”, observou a diretora Fernanda.

Últimas Notícias