Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Dirigentes relatam encontro com Amarildo Vieira sobre a mudança de escolaridade para ingresso no cargo de técnico do judiciário

Assunto foi tema principal da última reunião
do Coletivo de Técnicos do Sisejufe

Na última reunião do Coletivo de Técnicos do Judiciário Federal do Rio de Janeiro, realizada nessa quinta-feira (25/08), os representantes do Sisejufe, Amauri Pinheiro, Lucena Pacheco, Soraia Marca e Ronaldo das Virgens, também representante da Fenajufe, relataram o encontro que tiveram com o diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Amarildo Vieira, no dia 5 de agosto, em Brasília.

cotecrj

“Tendo em vista a aprovação e regulamentação do Plano de Cargos e Salários, buscamos junto ao STF conversar sobre o envio do projeto do Nível Superior para os próximos concursos para o cargo de técnico, como indicado pela base da categoria, na plenária da Fenajufe, realizada em João Pessoa, em 2015”, relatou a diretora do Sisejufe e integrante do Cotec-RJ, Lucena Pacheco.

Amarildo Vieira garantiu que a questão da adoção da escolaridade de Nível Superior para ingresso no cargo de técnico fará parte da pauta da comissão que irá rever o PCS. O diretor destacou que não serão discutidos pontos que impliquem em aumento de despesa.

Além da questão da exigência do nível de ensino superior para ingresso no quadro, a comissão deverá se debruçar em vários outros temas de interesse da categoria, como a mudança das atribuições de função, a unificação das carreiras, já prevista no PL 319/07; alterações nos percentuais do Adicional de Qualificação e revisão da GAS com acúmulo com a FC para incorporação na aposentadoria integral.

A reunião com Amarildo contou com ainda com os representes: do Sintrajufe-CE, Ranulfo Filho; da Anatecjus, José Everson; do Sindiquinze, José Nilton; e, pela Fenajufe, Vicente de Souza e Julio Brito. No encontro, o diretor geral do Supremo falou sobre a composição e os assuntos que serão abordados pela Comissão Interdisciplinar que apresentará propostas para a revisão do Plano de Cargos e Salários dos servidores, a serem votadas pelo Congresso Nacional. A portaria 179/2016 do Supremo foi publicada no Diário Oficial da União nessa quarta-feira (24/8).

Fenajufe terá direito a voto na Comissão

Vale destacar que foi instituída pela portaria uma representação da categoria que será ocupada pela Fenajufe com direito a voto. Ainda poderá haver a participação de outras instituições da categoria, que apresentarão suas reivindicações à comissão, acompanhadas das justificativas. Desta forma, fica garantido o direito à voz de toda a categoria, de maneira ampla.
O projeto apresentado ao fim do trabalho da comissão deverá alterar estrutura da carreira, mas sem apresentação de novas tabelas salariais, para garantir os avanços futuros. Na avaliação do diretor-geral do STF, qualquer impacto financeiro, neste momento, teria grande chance de ser rejeitado pelo Congresso, que o remeteria para apreciação somente depois de 2019, quando será integralizado o atual PCS.

Coletivo de Técnicos aprova recomendações da Fenajufe

Os presentes na reunião da Cotec-RJ, aprovaram todas as recomendações da Fenajufe para alavancar um processo de mobilização pela mudança de escolaridade para ingresso no cargo de técnico: o NS JÁ!

Algumas das recomendações da Federação já estão sendo realizadas pela Cotec-RJ, como ações periódicas, no mínimo mensais, com atividades do tipo da audiência realizada com Amarildo Vieira.

A Fenajufe recomenda ainda às entidades filiadas que: 1- oficiem os tribunais regionais para que comuniquem o STF pedindo a alteração da escolaridade nos concursos; 2 – reiterem o Ofício-Fenajufe 167/2015, no qual foi solicitada a alteração da escolaridade, uma audiência com o presidente do STF sobre o assunto; 3 – oficem a todos os ministros das cortes superiores solicitando que estes deem apoio à reivindicação pelo Nível Superior; e, 4 – marquem audiências com os presidentes e ministros das respectivas cortes.

Leia abaixo a íntegra da Portaria 179/2016, do STF, que instaura a Comissão Interdisciplinar:

PODER JUDICIÁRIO

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

DOU de 24/08/2016 (nº 163, Seção 1, pág. 147)

O PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o art. 363, II, do Regimento Interno, resolve:

Art. 1º – Instituir Comissão Interdisciplinar para, no prazo de noventa dias, elaborar estudos e oferecer propostas de revisão do Plano de Cargos e Salários dos Servidores do Poder Judiciário da União – Lei nº 11.416, de 15 de dezembro de 2006.

Art. 2º – A Comissão Interdisciplinar será composta por representante de cada um dos seguintes órgãos e entidades, sob a coordenação do primeiro:

I – Supremo Tribunal Federal;

II – Conselho Nacional de Justiça;

III – Tribunal Superior Eleitoral;

IV – Superior Tribunal de Justiça;

V – Conselho da Justiça Federal;

VI – Superior Tribunal Militar;

VII – Tribunal Superior do Trabalho;

VIII – Conselho Superior da Justiça do Trabalho;

IX – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios; e

X – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União.

Art. 3º – A Comissão reportar-se-á ao Diretor-Geral do Supremo Tribunal Federal.

Art. 4º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Min. RICARDO LEWANDOWSKI

 

Fonte: Imprensa Sisejufe

Últimas Notícias