Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Direção do Sisejufe diz não ao zero e à irresponsabilidade do Luta Fenajufe com a categoria

Luta pela aprovação do PL 2648/2015 segue deliberação da categoria

Luta pela aprovação do PL 2648/2015 segue deliberação da categoria

A direção do Sisejufe repudia veementemente as mentiras e os ataques que vem sofrendo por parte do Luta Fenajufe, coletivo ao qual é vinculada a oposição no Rio de Janeiro. De forma irresponsável, intolerante e truculenta, esse grupo vem produzindo notas criticando a atuação do Sisejufe no sentido de criar espaços de diálogo para aprovação do PL 2648/2015, com as alterações possíveis, junto ao parlamento e ao STF. O Sisejufe não se isentará de cumprir o papel de garantir a reposição salarial após a nossa árdua luta pela aprovação do PLC 28/2015. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para evitar o reajuste zero porque fomos eleitos para defender os direitos da categoria. Nenhuma nota irresponsável, caluniosa ou difamatória irá nos imobilizar, pois prestamos contas aos nossos filiados, diferentes dos que nos acusam.

É lamentável que, faltando menos de duas semanas para encerrar o ano legislativo, todos os esforços de uma luta histórica do conjunto dos servidores possam resultar em zero de reajuste por conta da irresponsabilidade e cegueira política de um campo que dirige a Fenajufe e manipula as decisões da categoria para imobilizar a Federação no sentido de garantir qualquer recomposição salarial. Dentro de um cenário absolutamente instável e imprevisível nos postos de comando dos poderes Executivo e Legislativo, que são parte estruturante para a aprovação de qualquer proposta, o setor majoritário que dirige a federação, ligado ao Luta Fenajufe, aposta na política do reajuste zero ao não organizar a mobilização para aprovar o projeto. O único discurso é no sentido de fazer as alterações e esquecem que foi decidido que essas não poderiam inviabilizar a aprovação do projeto. Caso sejam encaminhadas sem acordo, poderão levar à derrota do parecer do relator. Esquece esse campo político e seus seguidores que a categoria não pode ser peão das suas lutas insanas. A não aprovação do PL 2648/2015 pode levar os servidores a amargar mais alguns anos de perdas salariais e congelamento, dentro do cenário de inflação alta, forte ajuste fiscal imposto pelo governo e de aprofundamento da crise institucional.

Se traição à categoria é zelar pela possibilidade de diminuir suas perdas, então podem nos tachar sem problemas. Traidores para nós são aqueles que esquecem em qual lado estão na luta de classes e procuram a FIESP, entidade conservadora e que organiza os patrões, para pedir apoio aos seus pleitos. Esquecem eles que a FIESP é quem patrocina o ajuste fiscal e o arrocho aos trabalhadores do setor privado e atacam os direitos dos servidores públicos, pois é defensora do estado mínimo. E embora tenhamos certeza do equívoco dos que foram à FIESP, não perdemos nosso tempo com notas de repúdio ou áudios e textos virulentos para disseminar a intolerância e a desinformação nas redes sociais. Diferentemente dos dirigentes dos sindicatos que assinam notas contra a direção do Sisejufe, nos atemos a dirigir e a representar os servidores do Rio de Janeiro e a levar nossas posições para os fóruns corretos.

A direção do Sisejufe continuará buscando abrir os espaços que garantam resolutividade ao que foi aprovado em seus fóruns e nos fóruns da Fenajufe. Tanto assim, que abrimos espaços para o diálogo da Fenajufe com as lideranças do parlamento que resultaram na reunião da Fenajufe com o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT/CE). O cenário no parlamento é de absoluta imprevisibilidade. Alertamos, ainda no mês outubro, sobre o rápido esgarçamento e deterioração das relações entre o Executivo e o Legislativo e mesmo do cenário de inviabilização das agendas de votação.

Hoje corremos seriamente o risco de não ter nenhuma reposição em 2016. Não nos responsabilizamos pelo reajuste zero; estamos fazendo a nossa parte. Se não for aprovada nenhuma reposição salarial, os servidores saberão julgar os que preferiram vender ilusões ao invés de reconhecer as dificuldades e trabalhar pela aprovação do projeto. Enquanto reinar a inoperância e a irresponsabilidade, este sindicato ocupará sempre a defesa dos seus filiados e tomará para si as tarefas com as quais se comprometeu perante a categoria. Aos que querem antecipar o jogo político das eleições, lamentamos a miopia política. Esta direção seguirá na luta pela aprovação do PL 2648/2015, ainda esse ano, dentro do cenário que for possível.

Direção do Sisejufe

Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2015.

 

Últimas Notícias