Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Relator do PL 2648/2015 indica necessidade de rápida definição por parte da categoria

Nesta segunda-feira (23/11), o presidente do Sisejufe, Valter Nogueira e a diretora Mariana Liria se reuniram com o deputado federal Aureo (SDD-RJ) em seu gabinete em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para discutir acerca da tramitação do PL 2648/2015.

O parlamentar disse que foi procurado pessoalmente em Brasília semana passada por pessoas que se disseram representantes da categoria em âmbito nacional e pediram a aprovação de algumas emendas que estão no projeto. Além disso, o deputado contou que está recebendo e-mails de setores da categoria através de associações com solicitações no mesmo sentido.

Os dirigentes sindicais reafirmaram que a legítima representante da categoria em âmbito nacional é a Fenajufe, que congrega 30 sindicatos, assim como estes no Estados. O deputado disse estar à disposição e pretende atender aos anseios da categoria, mas precisa que os servidores tragam uma definição acerca do PL 2648 o mais rápido possível para que possa construir um relatório de consenso. Ele receia não manter a relatoria caso o governo pressione nesse sentido. “Informamos que temos assembleia na quinta e reunião ampliada da Fenajufe na sexta, dia 27, onde vamos definir nossa estratégia em relação ao referido projeto e, portanto, antes disso a definição não será possível”, ressalta a diretora Mariana Liria.

Desta forma, e considerando a necessidade de se aprovar o projeto ainda este ano, caso seja esta a definição da categoria, os diretores do Sisejufe indagaram quais as possibilidades de tramitação. O parlamentar informou que seguindo-se o trâmite regimental pelas comissões, é cediço que não se encerraria a votação este ano. Os dirigentes indagaram então da possibilidade de votar-se o regime de urgência para que ele possa ir direto a plenário. Segundo o deputado, caso isso aconteça, ele relataria na CTASP para que possa ter mais chances de manter a relatoria no plenário.

Isso possibilitaria o acúmulo do debate da ampliadinha do dia 27 para pressionar pela aprovação das modificações que a categoria assim entender, dada a iminência do recesso no Congresso. Segundo avaliação do parlamentar, ainda que não houvesse nenhuma alteração seria já muito difícil aprovação ainda este ano, mas mesmo assim se comprometeu a levantar as possibilidades de tramitação em regime de urgência, pedido que aguarda apreciação na Mesa da Câmara dos Deputados.

A direção do Sisejufe reforça a necessidade de a categoria participar da Assembleia, que será convocada esta semana, com vistas à definição das estratégias para recomposição salarial.

 

Últimas Notícias