Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Saímos da maior e mais bonita greve da nossa história, mas a luta continua até a vitória!

Por Mariana Liria*

 

Colegas do Judiciário Federal Fluminense,

Na assembleia de 01 de outubro decidimos encerrar o movimento grevista deflagrado em 10 de junho de 2015 por esta categoria que há nove anos vê o seu constitucional direito de recomposição salarial negado ostensivamente pelo Estado brasileiro, há seis anos vê um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional sem solução final e há cerca de 110 dias se dedica ao mais belo movimento paredista por nós já construído!

Essa greve histórica teve características únicas, a começar pelo formidável despertar que surgiu da própria base, que entendeu que o momento exigia a participação de todos e de cada um de nós, e se uniu às direções sindicais na construção de um movimento harmonioso e organizado em todo o país! Nesse processo, surgiram novas lideranças, somamos esforços, mostramos que temos muita disposição para lutar!

A todos os colegas técnicos, analistas, auxiliares, aposentados, em estágio probatório, oficiais de justiça, agentes de segurança, do interior e da capital, dos três ramos que representamos, que contribuíram mobilizando na base, fazendo a greve, participando do comando estadual e nacional de greve, fazendo apagões, correndo os prédios, arrecadando fundos para o Sindicato, participando dos lindos atos, assembleias e passeatas de milhares de lutadores unidos numa só voz, ajudando a organizar caravanas, tocando vuvuzelas, contribuindo com grana mesmo depois de nove anos de arrocho salarial, enfim, por todas as formas de participação no movimento agradeço de coração em nome de toda a diretoria do SISEJUFE! Vocês estão de parabéns!! Não sei se todos sabem, mas nós não temos atualmente nenhum diretor liberado, ou seja, cada minuto que dedicamos à luta deve ser compensado no trabalho, ou retirado do nosso tempo pra estar com a família, estudo, descanso ou lazer. E vocês fazem valer a pena cada um desses minutos de dedicação!

Quero endereçar um agradecimento especial a todos os colegas que foram a Brasília, uma, duas, três, até mesmo SETE vezes! Vocês tiraram tempo do trabalho, muitas vezes precisando compensar essas horas, e da família, para se entregarem de corpo e alma a uma causa coletiva, doaram toda a sua garra com comprometimento e disciplina, sentiram na pele a dificuldade que é conduzir essa luta e sofreram talvez mais intensamente cada vez que vimos de perto a podridão que é o processo legislativo brasileiro, cujos atores ainda insistem em achar que nos dobraremos às dificuldades!

Aproveito para agradecer também com muito carinho e de maneira pessoal a todos os colegas oficiais de justiça federais da minha querida Baixada que já cobriram alguns plantões e mandados urgentes meus durante a greve e agora estão se prontificando a dividir meus quase 300 mandados acumulados! Fico emocionada com o retorno desses que, muito mais que colegas, são amigos, uma segunda família que me dá cada vez mais gás pra seguir na luta num momento em que as coisas estão tão difíceis para nós!

Com os olhos cheios de lágrimas, termino esse texto orgulhosa da nossa categoria, pensando no quanto crescemos com esse processo. Saímos da invisibilidade para as primeiras páginas dos jornais, lutamos contra a máquina corrupta do Legislativo, contra a opressão e descaso do Executivo, contra o desrespeito da cúpula do Judiciário que deveria minimamente estar do nosso lado, contra as mentiras deslavadas da grande imprensa e até mesmo contra as nossas próprias dificuldades de organização. E saímos desta greve de quase quatro meses mais fortes, amadurecidos, assumimos o protagonismo e o leme do nosso próprio destino, conscientes do nosso papel enquanto classe trabalhadora, mobilizados e reconhecidos em todo o país enquanto poderosa e importante categoria que somos! Os servidores do Judiciário Federal do Brasil despertamos definitivamente para a luta e nunca mais seremos os mesmos, nunca mais seremos tratados com o descaso de outrora!

Muito longe de mim querer aqui entabular uma despedida desse movimento. Saímos, sim, da maior e mais bonita greve de nossa história, mas porque entendemos que a partir de agora os mecanismos de pressão devem seguir de outras formas. Semana que vem estaremos novamente em Brasília e seguiremos nacionalmente organizados até ver a nossa tão merecida recomposição salarial se tornar uma realidade! Como sindicalista que sou, me dou o direito de lançar mão do mais gasto chavão e dizer que “a luta continua, companheiros!”, na certeza de que quero morrer atirando e estarei muito bem acompanhada dos guerreiros do Poder Judiciário da União!

Avante, até a vitória final!

* Mariana Liria é diretora do Sisejufe/RJ

Últimas Notícias