Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Folha da Manhã, de Campos: Greves atingem diversos órgãos

Vários trabalhadores de diversas instituições federais estão em greve, estado de greve ou fizeram paralisações recentemente, no Estado do Rio de Janeiro. Em Campos, estão em greve, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Universidade Federal Fluminense (UFF), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Judiciário Federal. Dentre as reivindicações, está o reajuste salarial dos servidores federais, item que entrou na pauta das decisões tomadas no último dia 14, pelos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa. Os ministros decidiram, dentre outras questões, que o reajuste dos servidores, até então previsto para janeiro de 2016, foi adiado para agosto do mesmo ano. Mas esta medida depende de negociação com os servidores e de aprovação no Congresso. Também estão na pauta de reivindicações dos trabalhadores a definição de data-base e a reposição de perdas salariais. “Nossa greve começou junto com a greve dos professores e estudantes, em 28 de maio. Temos alta perda salarial acumulada porque nem data-base existe”, comentou o coordenador geral do Sindicato dos Servidores Técnicos da UFF (Sintuff), Pedro Rosa.

Os estudantes da UFF querem uma universidade que abarque a atual realidade da universidade pública brasileira. “Queremos uma UFF que garanta a permanência, com moradia e bandejão; e uma UFF mais inclusiva. Também estamos em greve pela entrega do prédio da universidade, na avenida XV de Novembro”, explicou o estudante Yuri Costa, representante do Diretório Central dos Estudantes da UFF.

Outra unidade de ensino, o IFF, por sua vez, está em greve desde o último dia 13 de julho. Segundo o presidente da seção sindical do IFF no Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Paulo César Caxinguelê, as reivindicações são por definição de data-base, reposição de perdas salariais, flexibilização das 30 horas para técnicos administrativos e outros itens.

Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe), na esfera do Judiciário Federal, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está em greve, enquanto os tribunais regionais Federal e do Trabalho (TRF e TRT) estão em estado de greve.

Fonte: Thais Tostes, Folha da Manhã
Clique aqui para ver a matéria na versão original.

 

Últimas Notícias