Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Filme ‘Clara e Francisco’ é tema do curso Mulher e Idade Média, nesta quarta, no auditório do Sisejufe

Aconteceu na noite de quarta-feira (16/9), no Sisejufe, a segunda aula do curso gratuito Mulher e Idade Média no Cinema, do Programa de Estudos Medievais (PEM), do Instituto de História da UFRJ. O filme escolhido foi Clara e Francisco (2007), que conta a saga dos jovens Francisco, filho de um rico comerciante de tecidos, com a ambição de se tornar um fidalgo cavaleiro de Assis e Clara, de linhagem nobre, prometida em casamento ao jovem Ranieri di Bernardo. Clara e Francisco trocaram o conforto da família para seguir Jesus em total pobreza. Após a apresentação haverá um debate ministrado pela professora doutoranda Maria Valdiza Rogério da Silva.

clata2O longa As Brumas de Avalon, que narra a história de Rei Arthur sob a perspectiva da sacerdotisa Morgana, abriu o projeto, no dia 9 de setembro. O mediador foi o professor doutorando Bruno Uchoa Borgongino. “É um filme interessante por trabalhar com a Lenda Arthuriana a partir do ponto de vista feminino. E tem uma ligação com atualidade. No Brasil, sobretudo nos últimos tempos, a questão dos gêneros está aflorando, está presente nas redes sociais, na mídia e influencia a agenda política”, afirma.

No dia 23 de setembro, será exibido um trecho do filme A Papisa Joana (2009), seguido de debate com a professora doutoranda Rosiane Graça Rigas Martins. Dia 30, o professor mestrando Jonathas de Oliveira comentará Poder e Luxúria (2006). “Queremos pensar a mulher medieval dentro de um contexto que seja ao mesmo tempo leve e lúdico, que é através do cinema. Queremos chamar para discutir essas questões, além dos historiadores, pessoas que estejam atuando em áreas distantes da Humanidade porque é uma forma de diálogo com a sociedade que a gente pretende abrir”, explica Bruno Uchoa.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail pem.ufrj@gmail.com. O endereço do Sisejufe é avenida Presidente Vargas, 509/11º andar, Centro do Rio.

Últimas Notícias