Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Categoria do Judiciário Federal no Rio de Janeiro aprova manutenção da greve em assembleia-geral

Os servidores do Judiciário Federal do Rio de Janeiro aprovaram por ampla maioria a continuidade da greve até que haja um desdobramento no Congresso Nacional em relação ao veto do PLC 28/15. A decisão foi deliberada na assembleia-geral nesta quinta-feira (10/9), na Cinelândia, no Centro da Cidade. Assim como na assembleia da semana passada, o quórum foi baixo devido à chuva.

O presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, fez uma análise dos três meses de greve, explicou as movimentações que estão sendo feitas no estado e em Brasília a fim de garantir a derrubada do veto ao projeto de recomposição salarial da categoria e definiu os próximos passos do movimento paredista. O dirigente sindical informou que sete estados saíram da greve e que outros analisariam essa possibilidade em assembleias locais até sexta-feira (11/9). “O Comando Nacional está se reunindo nesta quinta-feira (10/9) e não há orientação para saída da greve. Como ainda não conseguimos derrubar o veto, há necessidade de manter a mobilização e trabalhar para continuar com o envio de caravanas para pressionar os parlamentares”, ressaltou.

Valter afirmou que a diretora do sindicato Mariana Liria – que participa da reunião do Comando Nacional em Brasília – confirmou que a viagem de uma comitiva de senadores à China foi cancelada, o que pode facilitar o alcance do quórum na sessão conjunta marcada para o próximo dia 22.

O presidente do Sisejufe explicou que a diretoria está tomando medidas preventivas para diminuir os altos custos da greve. “Estamos revendo o orçamento previsto no planejamento estratégico. Suspendemos as liberações que eram custeadas pelo sindicato e cortamos as festas que estavam previstas. Todos os custos estão voltados para a greve”, disse, reforçando a necessidade de se intensificar a campanha solidária por doações para as próximas caravanas.

O servidor Sérgio Pereira da Silva pediu a realização de uma campanha para estimular a sindicalização. Cátia Nascimento, do TRF, elogiou a nova configuração que se formou entre a base e o sindicato. “É uma iniciativa inspiradora. Eu e outros colegas que foram a Brasília estamos vendo como foi importante essa parceria”, afirmou.

Já a servidora Ines sugeriu a criação de um manual para orientar a categoria com o passo a passo das ações necessárias para garantir o sucesso da sessão conjunta do dia 22. Ao final da assembleia, os servidores fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao colega Elcio Berer Kozminski , da Justiça federal do Paraná, que faleceu no último domingo após sofrer um enfarto durante ato em frente ao Congresso Nacional, no dia 2 de setembro.

Últimas Notícias