Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Diretores do Sisejufe articulam apoio de parlamentares ao PLC 28/15 e participam, com servidores, de ato nacional unificado em Brasília

Diretores do Sisejufe e servidores articulam apoio de parlamentares ao PLC 28/15

caravana solidaria

Servidores e diretores do Sisejufe participaram na tarde desta quinta-feira (16/7), em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), de um ato nacional unificado pela sanção do PLC 28/15. Uma parte dos servidores saiu do Rio de Janeiro de ônibus, em caravana, na terça-feira e desembarcou em Brasília após 19 horas de viagem. O outro grupo chegou à capital federal no dia anterior, acompanhando o presidente do sindicato, Valter Nogueira Alves e as diretoras Fernanda Lauria, Celia Mara e Lucilene Lima. O ato no STF teve a participação de delegações de todo o país.

caravana brasilia

Ofensiva em busca de apoio parlamentar

Na quarta e na quinta-feira (15 e 16/7), a delegação do Sisejufe fez uma verdadeira peregrinação pelos gabinetes de deputados federais e senadores para consolidar o apoio ao projeto de reposição salarial da categoria. Na quarta, a diretoria do sindicato e os servidores do Rio conversaram com o Senador Lindberg Farias (PT-RJ), que informou ter enviado à presidenta Dilma uma carta  (veja aqui) pedindo a sanção do PLC 28. O documento destaca, entre outros pontos, que a defasagem salarial da categoria é incontestável e que o custo total do reajuste estaria bem abaixo dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. O deputado Jean Wyllys disse que todos os quatro integrantes da bancada do PSOL apoiam o projeto. E relatou que iriam fazer um ofício conjunto para enviar à presidenta Dilma pedindo a sanção do PLC 28. Caso não haja sanção, Wyllys informou que os parlamentares do partido vão votar pela derrubada do veto.

Ainda no dia 15, o deputado Miro Teixeira (PROS-RJ) afirmou ao grupo que o servidor público precisa ser valorizado e que não existem marajás, que isso é invenção da mídia. Disse que os servidores trabalham muito por esse país e que vota pela derrubada do veto. O Senador Crivella (PRB-RJ) também se comprometeu, em caso de veto, a votar pela derrubada. O deputado Francisco Floriano (PR-RJ) redigiu na hora um ofício pedindo a sanção do PLC 28 e postou a foto com a delegaçao do Sisejufe no Facebook, manifestando publicamente o apoio. Assegurou seu voto pela derrubada do veto. Leonardo Picciani (PMDB-RJ) apoia a categoria. Mas ressaltou que não poderia falar em nome de toda a bancada, já que são 151 deputados no total. Sugeriu que cada Estado fizesse pressão nos deputados da bancada para que facilitasse o apoio dos liderados do PMDB. Já a deputada petista Benedita da Silva prometeu ler com calma o memorial e outros documentos que foram entregues a ela, mas não poderia opinar sem conhecer bem o PLC.

Na quinta-feira (16/7), a delegação do Sisejufe conversou com o senador Magno Malta (PR-ES) e os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), Tiririca (PR-SP) e Jair Bolsonaro (PP-RJ), que declararam ser favoráveis ao pleito dos servidores, derrubando o veto, se necessário. No mesmo dia, Alessandro Molon (PT-RJ) destacou que compreende que não é aumento, mas sim reposição salarial, porém afirmou que a sanção do PLC nesse momento é complicada pelo contexto em que se encontra o país. Disse que pode ajudar no sentido encontrar uma solução boa para todos, que poderia ser o veto parcial. Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse que também trabalha para evitar o veto total.

IMG-20150715-WA0017

lauria4lauria5lauria6jean

lauria1

 

 

 

lauria8jandira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sisejufe organiza nova caravana rumo a Brasília no dia 20

Na próxima segunda-feira (20/7), o Sisejufe enviará outra caravana com servidores do Rio de Janeiro para participar de um apagão e uma vigília em Brasília. Terça-feira (21/7) termina o prazo para que presidenta Dilma sancione o PLC 28/2015.

Últimas Notícias