Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Diretor da Divisão de Assistência à Saúde do TRF2 descarta epidemia de caxumba. Informação foi passada em reunião com diretores do Sisejufe

A Justiça Federal realizou nesta quinta-feira, 7 de maio, uma campanha emergencial de vacinação (tríplice viral) destinada aos magistrados, servidores, estagiários e terceirizados que trabalham nos prédios do TRF2 e do CCJF, devido aos casos de caxumba apresentados no tribunal. A ação despertou preocupação de alguns servidores, que pediram a intermediação do Sisejufe para cobrar esclarecimentos sobre o que realmente está acontecendo. Diante do apelo, os diretores do sindicato Soraia Marca e Ricardo Valverde reuniram-se ainda na tarde de quinta-feira (7/5), com o diretor da Divisão de Assistência à Saúde (DISAU), Dr. Dimas Soares Gonçalves.

O médico explicou que a DISAU notificou a ANVISA no dia 4 de maio, fato que motivou a vinda da Secretaria Municipal de Saúde para realizar a campanha de vacinação. O diretor descartou, por hora, a possibilidade de epidemia. “Foram até então 12 casos, número aparentemente modesto, não denotando nenhum estado de emergência, mas configurando surto, ou seja, mais casos do que se espera para um determinado local em determinado período. Para configurar epidemia seria preciso uma abrangência regional muito mais extensa, o que só poderia ser feito por autoridades municipais ou estaduais”, afirmou.

Doutor Dimas informou que foram imunizados 280 servidores, 7 magistrados, 27 estagiários e 64 terceirizados (378 no total), número suficiente para conter a disseminação do vírus, por meio de um cinturão de proteção epidemiológica. “O Posto de Saúde localizado na Rua Evaristo da Veiga, nº 16, colocou-se à disposição para avaliar as demais pessoas que porventura não tenham conseguido se vacinar nesta quinta-feira”, acrescentou.

O médico ressaltou que a medida preventiva relativa às gestantes é, propositadamente, “hipercuidadosa”, tendo em vista a vulnerabilidade desta condição, sobretudo com relação a infecções virais. E destaca que as notificações e providências necessárias já foram tomadas conforme as regras vigentes.

 

Últimas Notícias