Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Coral do Sisejufe completa um ano com planos de atrair novos participantes

O Coral do Sisejufe comemora um ano de atividades. E não restam dúvidas do sucesso do projeto. Quando foi criado, em maio de 2014, eram 11 participantes. Hoje, são 25 servidores do Judiciário Federal inscritos. O grupo se reúne todas as segundas-feiras à noite sob o comando do maestro Eduardo Feijó para cantar, confraternizar e esquecer um pouco da rotina estressante do dia a dia.

coral 25 2coral 25 4O primeiro aniversário do Coral foi celebrado no ensaio da última segunda-feira, 18 de maio, com bolo, salgadinhos e um repertório da melhor qualidade, que incluiu músicas como ‘Deixa a Vida Me Levar’, ‘Paciência’ e ‘Parabéns pra Você’, que não poderia ficar de fora neste dia especial.

Coral do Sisejufe é notícia no Antena Jus, site da intranet da JFRJ. Veja só:

Estão abertas as inscrições para participar do Coral do SISEJUFE. Os servidores da SJRJ podem se inscrever pelo e-mail contato@sisejufe.org.br ou pelo telefone 2215-2443. Os ensaios ocorrem no CCJF, na Sala de Multimídia, às segundas-feiras, a partir das 19h15. A atividade é gratuita.

Não é necessário nenhum conhecimento anterior relacionado à música para participar. A maioria dos integrantes nunca estudou canto ou música, mas isso não atrapalha, garante a diretora do SISEJUFE, Lucena Pacheco Martins. O método do maestro consiste em ensinar primeiro os participantes a ouvir, e só depois a cantar. Nos ensaios também acontecem exercícios de relaxamento e vocais.

Objetivos

A diretora do SISEJUFE ressalta que o Sindicato sempre buscou inserir os servidores em atividades socioculturais, sendo o Coral um desdobramento dessa busca. Os principais objetivos da atividade, conforme a diretora, são o bem estar coletivo dos servidores, promover maior interação e ajudar a melhorar a qualidade de vida.

Conforme Lucena, “chegamos apressados, chateados, cansados e, durante o ensaio, vamos percebendo a nós e aos outros, e assim vamos nos envolvendo no ambiente harmonioso que o encontro proporciona, e chegamos ao equilíbrio. Através dos exercícios vocais muitas pessoas conseguem diminuir ou até mesmo abandonar o uso do cigarro, álcool e drogas” , afirma a servidora.

Os ensaios são comandados pelo maestro Eduardo Feijó, que – informa Lucena – é um estudioso da relação da música com o bem estar pessoal. “O maestro acredita que a música reage de forma positiva no cérebro, diminuindo o estresse do dia a dia e reforçando o sistema imunológico, além de reduzir sentimentos de ansiedade, solidão e depressão, males que atingem a maior parte da sociedade moderna”, destaca a diretora do SISEJUFE.

História e apresentações

Há alguns anos, havia corais independentes em tribunais e na Justiça Federal, que aos poucos deixaram de existir. Com o fim dessas iniciativas, o Sindicato decidiu organizar um coral unificado. Em 2014, foram realizadas as primeiras apresentações.

Apresentação do Coral do Sisejufe no I Encontro de Corais, evento em comemoração aos 25 anos do sindicato

Apresentação do Coral do Sisejufe no I Encontro de Corais, evento em comemoração aos 25 anos do sindicato

Em julho, a estreia foi no Forró do SISEJUFE, para uma plateia de 400 pessoas. Em novembro promoveram o 1º Encontro de Corais do SISEJUFE, no teatro do CCJF, com a participação de outros cinco Coros. No Natal, se apresentaram nos halls dos prédios das justiças com músicas natalinas.

Lucena acredita que o mais importante da atividade é a percepção do coletivo. “Os corais são sinônimos de democracia, uma vez que todos se ajudam e se percebem. Em minha opinião, talvez o maior benefício seja perceber o outro. Neste espaço deixamos de ser um ser individualista. Na busca de um som perfeito, precisamos acompanhar as vozes de nossos pares, o que nos obriga a olhar para os lados e prestar atenção em quem ali esteja. Isso é fantástico!”, atesta a servidora.

Últimas Notícias