SINDICATO DOS SERVIDORES DAS JUSTIÇAS FEDERAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Instagram YouTube

Coluna Servidor O DIA: Protesto marca abertura do Judiciário de 2015

Rio – A solenidade de abertura do ano judiciário de 2015, que ocorre nesta segunda-feira no Supremo Tribunal Federal (STF), será marcada por um ato público dos servidores do Judiciário Federal. A manifestação está agendada para as 10h em frente à Corte.

O funcionalismo quer aproveitar a presença dos chefes dos Três Poderes para chamar atenção da falta de reajuste para a categoria. Além disso, os servidores também vão pedir para que os parlamentares não aprovem projetos de lei que retirem direitos dos funcionários federais.

No próximo dia 9, o Conselho da Justiça Federal (CJF) vai se reunir para discutir a distribuição das sobras que ficaram como restos a pagar. A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) vai reivindicar aos integrantes do conselho que o valor seja usado para pagamento retroativo do reenquadramento dos servidores na Justiça Federal em todo o país. O enquadramento é decorrente da Portaria Conjunta 4, que regulamentou a Lei 12.774/2012.

No mesmo dia, também será discutido o reenquadramento dos auxiliares do Poder Judiciário Federal. A iniciativa teve pedido de vistas em novembro de 2014 feito pelo presidente da 4ª Região, Tadaaqui Hirose. Integrante da coordenação da Fenajufe, Mara Weber informou que na próxima semana vai participar de reunião com Hirose para esclarecer a importância de se aprovar a medida para o funcionalismo.

Mara Weber declarou que o parecer da ministra Maria Thereza de Assis Moura foi favorável ao reenquadramento somente para os servidores que ingressaram como auxiliares na Justiça Federal até 1992. Segundo ela, há necessidade de avançar para que a medida contemple a todos. (leia a coluna)

 

Fonte: Coluna Servidor – O DIA – Alessandra Horto